Estudo mostra que quanto maior for o bocejo, mais inteligente se é


Vira e mexe um bocejo te vem espontaneamente, quando menos se espera. Conhecido como sinônimo de tédio ou sono, agora a ciência vem com a tese de que o bocejo comprido, além da medida, é, na verdade, um sinal de inteligência.

É o que emerge de um estudo realizado pela State University of New York de Oneonta e publicado na Biology Letters. Segundo esta pesquisa, quanto maior for o bocejo, maior é o próprio cérebro, capaz de realizar notáveis desempenhos.

A razão reside no fato de que a duração de um bocejo estaria ligada ao número de neurônios presentes na camada externa cerebral. Quanto mais se boceja, mais neurônios existem.

O estudo

Os pesquisadores se basearam nos seguintes dados: duração do bocejo, sua “amplitude” e dimensão do cérebro de alguns animais e seres humanos. Eles analisaram 200 vídeos (aqui está o elenco) cronometrando os bocejos de 24 espécies diferentes, incluindo cães, gatos, ouriços, gambás, raposas, esquilos e uma variedade de primatas, incluindo seres humanos, e chegaram à conclusão de que o “tamanho” dos bocejos não estão relacionados com o tamanho da mandíbula, mas sim com o do cérebro.

cachorro boceja

Em seguida, eles compararam o “tempo” do bocejo de cada animal com dados sobre o peso médio do cérebro e do número de neurônios corticais de suas espécies. O resultado é que quanto maior for o tempo do bocejo, maior é o cérebro e a correlação mais forte foi entre a duração do bocejo e a complexidade do cérebro, julgada pelo número de neurônios nele existente.

gato boceja

Na prática, o teste mostrou que quanto mais a espécie for “evoluída e inteligente”, maior é o bocejo que ela é capaz de produzir.

E tem mais:

E se há diferenças entre a forma como os indivíduos de uma mesma espécie bocejam, isso provavelmente seria devido à quantidade de matéria cinza presente nos diferentes cérebros, mas os pesquisadores dizem que precisarão de mais estudos para confirmarem esta hipótese.

Enquanto isso, vai tentando entender se o seu colega que vive bocejando está precisando de um café ou está somente espreguiçando o cérebro.

Muito interessante!!

Leia mais sobre inteligência:

QUE TIPO DE INTELIGÊNCIA VOCÊ TEM? A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

PREGUIÇA DE LEVANTAR DA CAMA? OS PREGUIÇOSOS SÃO MUITO INTELIGENTES!

OS JOGOS DE TABULEIRO SÃO BONS PARA O CÉREBRO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...