Conheça sinais de altos níveis de açúcar no sangue e saiba o que comer


Há diversos problemas de saúde que podem surgir quando os níveis de açúcar estão muito altos em nosso organismo. Mesmo que seja comum associar o fato à diabetes, normalmente perceberemos antes os sintomas dos altos níveis de açúcar, e, se não tratados, poderão causar complicações como a diabetes. É possível, no entanto, perceber estes sintomas a fim de evitar problemas futuros. Veremos sinais de que seus níveis de açúcar podem estar altos.

Sintomas e sinais de altos níveis de açúcar

Veremos que muitas vezes não damos atenção aos sinais que nosso corpo apresenta. Seja por desleixo ou por acreditar que são sintomas temporários, muito normalmente deixamos a situação de lado e não compreendemos exatamente o que o nosso corpo está tentando nos dizer.

Os sinais de que os níveis de açúcar estão altos são facilmente relacionados às mazelas passageiras, mas devemos ficar atentos quando se tornam recorrentes. Eles são:

1- Boca seca

2- Visão embaçada

3- Impotência

4- Dificuldade de concentração

5- Fome constante

6- Ganho excessivo de gordura abdominal

7- Pele seca e com coceiras

8- Infecções constantes

9- Problemas estomacais

10- Machucados que demoram a fechar ou cicatrizar

11- Necessidade de urinar muito (especialmente no meio da noite)

12- Sede em demasia

É comum que estes sintomas sejam ignorados, pois muitas vezes são confundidos com meras associações do acaso. Portanto, uma vez que se tornem frequentes ou recorrentes, isso pode significar altos níveis de açúcar no sangue e um médico deverá ser imediatamente consultado.

Alimentos a serem evitados em caso de alto nível de açúcar

Como dissemos, os sintomas acima podem ser facilmente confundidos como uma simples condição passageira que nada tem a ver com os níveis de sangue. E é justamente por isso que devemos ficar atentos. Quando os sinais acontecem com muita frequência ou são muito recorrentes, isso pode significar altos níveis de açúcar no sangue, portanto há certos tipos de alimentos que devemos evitar. Estes alimentos possuem alto nível glicêmico de acordo com o Glycemic Index (GI), que indica a quantidade de carboidratos nos produtos de 0 a 100, conforme segue:

IG menor ou igual a 60: é considerado baixo

IG entre 70 e 90: é considerado moderado

IG maior que 100: é considerado alto

Batata cozida – GI 85

Caso tenha notado os sintomas acima e desconfie que os níveis de açúcar estejam altos em seu organismo, a batata cozida deve ser evitada a todo custo.

Fatia de pão branco – GI 70

Aqui é importante ter muita atenção, pois o pão é um alimento muito comum. Apenas uma fatia de pão é classificada com nível 70 no GI. Como um lanche normal geralmente é composto de ao menos duas fatias, deve-se ter atenção dobrada.

Bolinho de arroz – GI 78

Os níveis de carboidratos no arroz por si só já são altíssimos, ainda mais quando transformado em lanche como o bolinho de arroz. Deve ser evitado a todo custo pois aumentará os níveis de açúcar no sangue.

Doces, massas, bebidas doces e ou alcoólicas

Reduzir o consumo de açúcar, principalmente o refinado, é sempre bom, mas em caso de desconfiar haver excesso de açúcar no sangue, evite doces em geral (incluindo frutas muito doces e mel), bebidas doces como refrigerantes e sucos de caixinha, massas e bebidas alcoólicas.

Alimentos que podem ser ingeridos

Embora haja a lista de alimentos que devem ser evitados (como vimos acima), há também os alimentos que podem ser desfrutados sem medo de aumentar os níveis de açúcar no sangue, graças ao seu baixo índice no GI. Entre outros, estão:

* Ovos – GI 0;

* Brócolis – GI 10;

* Nozes – GI 15.

Veja aqui uma lista com os índices glicêmicos dos alimentos mais consumidos por nós.

Recomendações gerais para altos níveis de açúcar

Os sintomas de altos níveis de açúcar no organismo não podem ser ignorados, isso porque podem se agravar, trazendo então consequências sérias para a saúde. Caso perceba que você possa estar sofrendo com esta condição, um médico ou profissional de saúde deve ser imediatamente consultado a fim de orientar e garantir o melhor tratamento para o seu quadro. Um simples exame de sangue pode indicar os níveis de açúcar no sangue. É ademais, um exame que deve ser feito com regularidade.

Especialmente indicado para você:

20 DICAS PARA BAIXAR O COLESTEROL RUIM

COMER OVOS PODE REDUZIR RISCOS DE DIABETES TIPO 2

50 GR DE AÇÚCAR POR DIA: O LIMITE QUE NÃO DEVE SER ULTRAPASSADO, SEGUNDO A OMS

GOJI BERRY: O QUE É IMPORTANTE SABER PARA EMAGRECER E MUITO MAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...