Vírus misterioso descoberto no Brasil intriga pesquisadores


Um novo vírus acaba de ser descoberto por cientistas brasileiros e franceses em Belo Horizonte.

O “Yaravirus”, como foi batizado, em homenagem à sereia Iara, foi encontrado na lagoa da Pampulha, na capital mineira, como informa o site português Sapo.

Os pesquisadores Bernard La Scola, da Universidade Aix-Marseille (França), e Jonatas Abrahao, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicaram a descoberta na revista científica francesa BioRxiv.

O novo vírus tem, ainda, 90% da sua genética desconhecida. Trata-se de um protozoário (micro-organismo unicelular) que “não representa riscos” para o ser humano porque “não infeta nenhum tipo de vertebrado”, explicam os investigadores.

O Yaravírus é encontrado exclusivamente em amebas cujo habitat seja um ambiente úmido, como lagoas, rios, tanques, piscinas e até sistemas de aquedutos.

Essa pesquisa importante para a ciência está correndo o risco de ser interrompida por causa dos cortes do governo brasileiro no orçamento destinado à ciência e tecnologia. Os cientistas estão em busca de fontes de financiamento para concluírem a identificação dos 90% da genética ainda misteriosa desse ser.

Talvez te interesse ler também:

Os coronavírus resistem até 9 dias em metal, madeira e outras superfícies, mas são facilmente desinfetados

Surto, epidemia e pandemia: quais as diferenças e em qual categoria está o coronavírus

Coronavírus: vacina existe, mas precisa ser testada. Teoria da Conspiração e preconceito

Fonte foto




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...