7 dicas para você dormir melhor na gravidez


Estar grávida é um estado físico e emocional, para muitas de nós, abençoado. É um daqueles momentos supremos na vida de uma mulher, recheado de sonhos, alegrias, medos e incômodos mas, que não te fazem querer estar em outro lugar. Mas, aprenda aqui algumas dicas para você, grávida, dormir melhor.

O corpo mudou, por fora e por dentro. Você se sente nas nuvens e, às vezes, num poço fundo de incômodos. Doem as costas, os pés, algumas de nós sofrem com náuseas fortes, outras não sentem nada, algumas de nós se assustam com os chutes do bebê na barriga, outras se incomodam pois seus pezinhos empurram nosso estômago, outras se deliciam.

Ocorre insônia, inchaços, refluxo gástrico – tudo isso por conta do volume extra que temos, na barriga, bebê e líquidos. A respiração fica difícil e precisamos virar na cama, só que a barriga está lá também. Para todas nós, no entanto, dormir bem quando grávidas é um desafio – e dormir bem é fundamental para a sua saúde e a do seu bebê.

Veja abaixo 7 dicas fundamentais, da American Pregnancy Association que vão te facilitar a vida, pelo menos, para dormir:

dormir na gravidez

1. O melhor é você dormir de lado esquerdo, com as pernas dobradas, a direita apoiada em um travesseiro ou com um travesseiro entre as pernas. Essa é a posição mais confortável para quem tem uma barriga à frente do corpo.

2. Deitar sobre o seu lado esquerdo alivia a pressão do seu corpo sobre a aorta abdominal e sobre o coração, aumenta o fluxo de sangue para a placenta e favorece a alimentação do seu bebê.

3. Deitar de barriga para baixo, mesmo no início da gestação, não é aconselhável, mesmo que esta seja sua posição preferida quando não está grávida, porque o útero em crescimento será pressionado pelo peso do seu corpo, as veias que o alimentam ficarão sob pressão podendo prejudicar o fluxo de sangue necessário ao bebê e sua saúde. E quando a barriga cresce, bem, é impossível, pelo volume, claro.

4. Tenha alguns travesseiros extra na sua cama. Com travesseiros você poderá apoiar as pernas, as costas e até a barriga, aumentando seu conforto e do seu bebê. Evite dormir de costas pois, o volume e peso do seu útero pressionarão as veias que alimentam sua coluna vertebral e alguns órgãos como os rins, produzindo muitos incômodos. Caso sofra de azia ou falta de ar, eleve o torso com travesseiros, e continue deitada para o lado esquerdo.

5. Evite o excesso de líquidos antes de deitar. Por um lado, o excesso de líquidos te obrigará a levantar diversas vezes para ir ao banheiro esvaziar a bexiga, de por si já bastante pressionada pelo útero e, por outro, com o estômago cheio de líquidos, e a barriga pressionando o diafragma, você tem muito mais chances de sofrer de refluxo gástrico e falta de ar.

6. Seu conforto para dormir é fundamental. Escolha roupas de dormir folgadas e de tato agradável, nem quente demais, nem frio demais. Evite tirinhas nos ombros, desenhos que pressionem os seios e, não durma com as costas descobertas – a variação de temperatura no corpo da mulher grávida é bastante acentuada e você pode resfriar os músculos acordando com um incômodo torcicolo.

7. Mas, o mais importante mesmo é você conseguir ficar tranquila, calma, relaxada pois, o estresse e ansiedade criam condições avessas ao bom e reparador sono que toda grávida precisa e tem direito.

Espero que estas 7 dicas e suas explicações te sirvam de ajuda efetiva já que, para além da sua saúde, e do seu bebê, requererem um bom sono diário, se lembre que, depois dele nascer suas possibilidades de dormir bem estarão atreladas, de forma inimaginável, ao sono da criança. E isso é sério, pode acreditar.

Especialmente indicado para você:

YOGA DURANTE A GRAVIDEZ: OS BENEFÍCIOS PARA MAMÃES E BEBÊS

GRAVIDEZ: SAIBA COMO EVITAR SITUAÇÕES DE RISCO

GRAVIDEZ: TODOS OS ALIMENTOS A SEREM EVITADOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...