Dicas quentes para se aquecer neste inverno

protegerdofrio

O inverno chegou antes do esperado, este ano, no Brasil. E, com ele, um baita frio!

Infelizmente, nosso país não é preparado para nos proteger do frio. Nossas casas não têm calefação e a maioria dos ambientes fechados não tem energia a gás, o que acaba causando um grande desconforto na realização de atividades cotidianas, como lavar as mãos ou escovar os dentes.

Para nos proteger do frio que parece ser, ainda, longo, confira a seguir 10 dicas para você passar o inverno de forma mais confortável:

1) Use roupas aquecidas

Calças legging e camisas de manga comprida sintéticas são pouco volumosas, mantêm a umidade longe da pele e são excelentes opções para usar por baixo das roupas mais grossas. Use cachecóis, gorros e luvas, de preferência, de fibra natural.

2) Mantenha os pés aquecidos

Prefira solados grossos para os calçados, pois eles afastam o pé do chão frio. Outro dica é fazer escalda-pés. Vá aumentando progressivamente a temperatura da água até ela chegar, no máximo, a 40 ºC. Após 20 minutos de imersão, seque bem e coloque as meias.

3) Mantenha as extremidades aquecidas

Além dos pés, as mãos, o torso e a cabeça também devem ser aquecidos. Por isso, cachecóis, gorros e luvas não podem faltar quando a temperatura está muito baixa.

4) Banho quente

A água regula a temperatura corporal. Só evite a água muito quente porque ela remove a camada protetora natural da pele.

5) Hidrate a pele

As baixas temperaturas e o vento ressecam a pele. Não esqueça de hidratar bem mãos, pés, rosto e lábios.

6) Tome líquidos quentes, como sopas e chás

Além de aumentarem a temperatura corporal, eles esquentam as mãos à medida que se segura a tigela ou caneca. Outros alimentos ideais para o inverno, que ativam a circulação sanguínea, são: gengibre, pimenta, curry, mostarda e outros condimentos picantes.

7) Consuma alimentos saudáveis

Em todas as estações do ano, é fundamental ingerir frutas e vegetais, para aumentar o consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes e diminuímos as chances de contrair infecções típicas do inverno.

8) Deixe a preguiça de lado

Não deixe de praticar atividades físicas no inverno. Elas melhoram a circulação sanguínea e aumentam a temperatura corporal.

9) Ventile o ambiente e deixe a luz entrar

Mesmo com a temperatura baixa, há dias ensolarados no inverno. Nesses dias, deixe as cortinas abertas para o calor entrar. Feche as janelas quando o sol se pôr para manter o calor dentro de casa.

10) Decore e aqueça com tapetes

Este é um ótimo caminho para esquentar a casa. Um tapetão para se jogar é tudo de bom!

Leia também:

COMO PROTEGER AS PLANTAS DO FRIO? 12 DICAS VALIOSAS

COMO PROTEGER SEU PET DO FRIO

Fonte: ebcdw