102 anos e não parece: conheça a mais velha e adorável professora dos EUA


Ela completou 102 anos no último dia 12, mas tem o espírito de uma menina e, de acordo com seu médico, o coração de uma pessoa de 40 anos de idade. Estamos falando da mais velha professora norte-americana que, apesar da passagem do tempo, continua trabalhando a tempo integral em uma escola de Nova Jersey.

Seu nome de batismo é Agnes Zhelesnik, mas para seus alunos e colegas da Sundance School ela é simplesmente Granny, a vovó. Sua história é tão particular que parece o roteiro de um filme: depois de uma vida como dona de casa, em 1990, sua filha, uma professora de arte no Instituto de New Jersey, propôs dela colaborar no refeitório da escola. Agnes já tinha oitenta anos, mas aceitou de bom grado a proposta.

Algum tempo depois, quando se liberou um posto para dar aulas de costura e culinária para crianças de cinco a seis anos, Agnes percebeu que era a sua oportunidade e, apesar da idade avançada, ela foi contratada. Em suas aulas, o ambiente é alegre, assim como a casa de uma avó, um ambiente seguro e descontraído em que as crianças podem expressar sua criatividade e deixar o aprendizado divertido.

Para seus alunos, Agnes fez à mão jalecos coloridos para que as crianças não se sujassem durante suas aulas, e, graças a suas habilidades indiscutíveis como costureira, ela também é responsável pela fabricação dos figurinos usados nas apresentações da escola. Ver as crianças se moverem no palco vestindo suas criações é uma grande satisfação para ela.

Hoje Agnes Zhelesnik ainda está lá, extraordinariamente lúcida, ativa e, já há algum tempo, também famosa: sua história veio à tona alguns anos atrás, comovendo os Estados Unidos e indo parar em vários jornais que lhe dedicam artigos e homenagens todos os anos, em seu aniversário.

Este ano esta professora tão especial comemorou o seu 102° aniversário e, como vem acontecendo há 20 anos, ela festejou a data em companhia de seus alunos, na escola, o lugar que ela mais gosta e onde é mais feliz. O lugar que a rejuvenesce e que lhe dá, a cada dia, energia e entusiasmo.

E para aqueles que lhe perguntam qual seria o segredo da sua longevidade, Agnes responde com uma simplicidade desarmante:

“Basta ser feliz com o que você faz. Isso para mim é a verdadeira felicidade.”

Talvez te interesse ler também:

ALECRIM, BOM PARA A MEMÓRIA, O BOM HUMOR, A LONGEVIDADE, E NÃO SÓ

ELIXIR DA JUVENTUDE ETERNA: BASIS, A PÍLULA “PRÊMIO NOBEL”

O SEGREDO PARA NÃO ENVELHECER? FICAR EM PÉ

Fonte e foto: goodnewsnetwork.org




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...