10 coisas a fazer para se sentir gratificado e feliz


Um começo de ano é sempre o período ideal para colocarmos em prática as ações que gostaríamos de fazer, mas que sempre adiamos. No fundo no fundo para sermos mais felizes nem precisaríamos atingir as metas difíceis que geralmente nos propomos. Bastaria que cuidássemos mais da gente e das pessoas que consideramos, dedicando mais tempo e mais amor ao que realmente nos interessa.

Aqui vão 10 coisas que nos ajudará a viver um ano melhor, sentindo mais gratidão e felicidade na vida.

1. Agradecer

Em vez de reclamar, que tal olhar o lado positivo das coisas? Você tem onde morar? uma cama confortável para dormir? você tem principalmente saúde? amigos para conversar, ir ao cinema, beber uma cerveja? Alguma dessas coisas você terá, que tal agradecer por elas?

Leia também: QUE TAL PASSAR O MÊS DE FEVEREIRO SEM RECLAMAR?

2. Colorir

Está estressado? Olha que a terapia de colorir desenhos virou viral e só você ainda não descobriu as vantagens de voltar a ser criança por um momento! Coloque uma boa música de fundo e se entregue às cores para apagar as nuvens negras que insistem em rodear sobre a nossa cabeça.

3. Dançar

Quem dança os males espanta. Ah se espanta! Além de ser saudável, dançar é um ótimo exercício de relaxamento, para soltar os nervos e os músculos duros e entesados. Escolha o seu ritmo preferido e sinta-se leve como uma bailarina clássica 🙂

Leia também: COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE? DANÇANDO!

4. Sorrir

Uma coisa tão simples que parece ridículo dizer. Mas tenta sorrir para as pessoas que você encontrar pelas ruas e receba sorrisos em retribuição. A troca acenderá um sol em teu peito. Cara feia atrai cara feia, cara linda atrai cara linda. Simples assim 🙂

Leia também: SORRIR, 15 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. TODOS OS PODERES DE UM SORRISO

5. Ler mais

O exercício da leitura ajuda no exercício da escuta, tão rara em nossos dias onde todo mundo tem o que dizer, o que falar e opinar, principalmente nas redes sociais. Ler mais e falar menos é realmente um objetivo nobre a se seguir.

6. Reconhecer as emoções

Reconhecer suas emoções pode ajudar a curar algumas feridas emocionais comuns em todos nós. O exercício o autoconhecimento é talvez a coisa mais difícil e mais importante a se fazer para encontrarmos a verdadeira felicidade.

Leia também: AS 5 FERIDAS EMOCIONAIS QUE NOS IMPEDEM DE VIVER SERENAMENTE

7. Construir, inventar, fazer

Nas horas vagas, que tal se dedicar a uma tarefa manual como o artesanato, o crochê, a pintura? Que tal fazer você mesmo pães, bolos, os presentes para os aniversariantes mais queridos do ano? A atividade manual é relaxante porque deixa a mente livre a vagar, e é nessas horas que a gente pode aproveitar também para se autoconhecer.

8. Escrever

Escrever faz bem! Seja para desabafar para si mesmo, seja para traçar metas e objetivos, a ciência descobriu os benefícios da escritura e garante que, se deixar levar pelo lápis e pela borracha, pode incrementar o seu senso de felicidade. Não custa nada experimentar.

Leia também: ESCREVER É A CHAVE PARA A FELICIDADE

9. Compartilhar as boas notícias e as boas ações

Poxa vida, quando a gente vê as notícias horríveis do cotidiano a gente se dá conta do quanto somos, em geral, mesquinhos, violentos e intolerantes. Já os bons exemplos nos inspiram e nos dá esperança na raça humana. Talvez para preservar nossa espécie devemos ser menos racionais e termos mais amor uns aos outros, afinal, de humano, só existe mesmo uma raça.

Leia também: A FELICIDADE É MAIS CONTAGIOSA QUE A NEGATIVIDADE

10. Caminhar em uma paisagem verde

O contato com a natureza é sempre gratificante e nos deixa mais feliz. Um estudo científico diz inclusive que uma caminhada ao verde seria o suficiente para encontrar o bom humor, o que poderia fazer com que nossa sociedade deixasse de lado os rivotris da vida simplesmente percebendo a beleza verde que nos circunda.

Fonte foto: Bruce Rosenstein




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...