Chiclete pode remover até 100 milhões de bactérias


É possível que um possa ser tão útil quanto um fio dental para a higiene bucal? De acordo com um novo estudo, esta não seria uma pergunta tão ridícula de se fazer, porque, simplesmente, mascar um chiclete por 10 minutos, poderia remover da boca, um número impressionante de bactérias.

Fala-se de 100 milhões de microorganismos. Mas, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Groningen, Holanda, que realizaram o estudo, se se continuar a mastigar por muito tempo, o próprio chiclete pode devolver as bactérias à boca. Por isso, o chiclete seria útil para a higienizaçao bucal por um tempo de mastigação que não exceda 10 minutos (o melhor efeito é conseguido nos primeiros 30 segundos de mastigação). Deste modo, seria possível eliminar cerca de 10% da carga microbiana presente na saliva.

Os pesquisadores que estudaram a eficácia da goma de mascar sobre a saúde bucal, se convenceram de que estas podem ser eficazes como o uso do fio dental, embora em diferentes áreas da boca. Falamos de chicletes sem açúcar, obviamente a presença de açúcar contribui para alimentar as bactérias, e as ajuda a se proliferarem.

A pesquisa consistiu na utilização de dois tipos diferentes de chicletes que foram mastigados por alguns voluntários durante períodos de tempo que variavam de 30 segundos a 10 minutos. Em seguida, o chiclete era cuspido em um copo cheio de água estéril e analisada através de um microscópio eletrônico de varredura. Assim, foi possível verificar que até 100 milhões de bactérias foram capturadas pela goma de mascar.

Os cientistas que realizaram o estudo (publicado na PLoS ONE) esperam que isso possa ser usado para se produzir uma goma de mascar específicamente capaz de absorver bactérias.

É claro que deve ser dito que, em comparação com o fio dental clássico, a goma de mascar também tem um efeito não benéfico em outras partes do nosso corpo, tais como o estômago, e deve, portanto, ser consumida de qualquer maneira, com moderação.

Leia também: Cárie: balas sem açúcar que protegem os dentes das cáries




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...