Homens: estar com amigos é um agradável antiestresse: os níveis de cortisol se abaixam


Parece que os homens têm particularmente necessidade da companhia de amigos (do sexo masculino) para se manterem saudáveis. Um estudo confirma que, quando estão juntos, os homens têm níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse.

Uma pesquisa, publicada na revista PNAS, foi conduzida por uma equipe da Universidade de Gottinger em macacos-de-gibraltar (Macaca sylvanus), escolhidos por terem comportamento social muito semelhante ao dos seres humanos. Na verdade, embora os machos destes macacos lutem entre si quando há uma fêmea no meio, eles conseguem estabelecer amizades verdadeiras, criando grupos semelhantes às nossas companhias ou empresas, mas com todos os membros do mesmo sexo: masculino.

Foi observado que, quando os machos dos macacos-de-gibraltar se encontram com outros machos da mesma espécie, seus níveis de cortisol se abaixam em comparação a quando estão em família ou quando tem alguma fêmea no meio. Entre outras coisas, parece que esses primatas vão direto à procura de companhia que seja pertencente ao círculo dos amigos “do peito”, ou seja, aqueles que já foram testados e selecionados no curso do tempo.

Os cientistas afirmam que não relataram a mesma situação quando avaliaram o comportamento e os valores de cortisol nos macacos-de-gibraltar fêmeas.

É estranho…as mulheres são conhecidas por apreciarem exclusivamente o encontro com o pequeno círculo de suas amigas de confiança – o famoso clube da Lulu – para colocar a queda fofoca em dia, desabafar e descarregar todo o estresse do dia, do mês, do ano…

Será que teríamos nos afastado tanto assim dos nossos antepassados?

Leia também: Os amigos são escolhidos com a ajuda do DNA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...