Muay thai – 10 benefícios e a História desta Arte Marcial Tailandesa


Nos últimos anos, o Muay Thai tem ganho cada vez mais adeptos no Brasil, isso porque algumas celebridades utilizaram e utilizam esta prática esportiva para perderem gordura corporal de forma mais rápida.

Famosas como Fernanda Souza, Sabrina Sato, Fernanda Paes Leme, Carolina Dieckmann, Angélica e Grazi Massafera são adeptas ao muay thai para garantirem corpos mais definidos e torneados. Outro nome brasileiro que deixou a prática também na mídia, foi o Anderson Silva, lutador de MMA, um dos maiores nomes brasileiros que praticaram este tipo de luta profissionalmente.

A atividade é muito parecida com o tradicional boxe, mas traz o grande diferencial de utilizar além de golpes com os braços, os golpes com as pernas.

Vamos falar mais sobre esta atividade física de alta intensidade e que tem uma grande tradição.

O QUE É MUAY THAI?

O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa. No país de origem, a Tailândia, ela é considerada símbolo nacional, sendo o esporte mais praticado no país.

O Muay Thai é uma arte que combina tanto as disciplinas física como a mental. Esta arte é também conhecida como a das oito armas porque combina o uso 2 punhos, 2 cotovelos, 2 joelhos mais as 2 canelas e pés juntos. Com isso, este tipo de luta é caracterizada pelo forte contato corporal.

O Muay Thai tem mais de 2 mil anos de história e divide algumas características com outras artes marciais dos países vizinhos da Tailândia.

O esporte mistura condicionamento físico, concentração e autoconfiança, mas muitos de seus golpes não são permitidos em competições mundiais fora do círculo asiático.

Hoje o Muay Thai é símbolo da cultura tailandesa e patrimônio cultural, sendo o mais praticado no país.

OS BENEFÍCIOS

O Muay Thai como toda prática esportiva traz diversos benefícios ao organismo, vamos listar alguns deles:

1. O Muay Thai ensina Disciplina e Comprometimento

Por ser uma prática que precisa de uma evolução do aluno é preciso disciplina e comprometimento. Para aprender a lutar é preciso de algum tempo e também de muito treino.

2. O Muay Thai estimula Autoconfiança e a Autoestima

Por ser uma arte marcial difícil e que precisa de muita resistência e de coragem, o aluno que começa a evoluir na prática vai ganhando cada vez mais autoconfiança em suas habilidades e também autoestima por se sentir capaz de realizar movimentos difíceis e precisos.

3. O Muay Thai elimina massa gorda e aumenta massa magra

Um dos fatos de ser o grande preferido das famosas é pelo fato que ao longo dos meses de prática, é possível ver uma mudança considerável nas porcentagens tanto de massa gorda como de massa magra, o que resulta em um corpo forte e enxuto.

4. O Muay Thai ajuda a dar condicionamento físico

Mesmo que o aluno não queria lutar em competição, o muay thai é uma prática que traz um excelente condicionamento físico, o qual poderá ajudar em outras práticas.

5. O Muay Thai ajuda a sair da rotina e conhecer mais pessoas

Por ser uma prática que pode ser praticada em grupo, é uma boa forma de se expor a algo novo e também para conhecer outras pessoas.

6. O Muay Thai aumenta a disposição física e os níveis de energia

Com um corpo mais ativo, os níveis de cansaços são diminuídos e o aluno vai se sentir mais bem disposto tanto para a prática como para as outras atividades do seu dia a dia.

7. O Muay Thai reduz o estresse

Por ser uma luta de confronto, todos os sentimentos negativos acomulados podem ser eliminados através dos movimentos, o que ajuda a combater o estresse e a liberar também os hormônios de relaxamento.

8. O Muay Thai aumenta a concentração

Por ser uma prática que exige que a pessoa esteja 100% focada no momento presente, o aluno consegue se desligar das distrações e ser mais focado no que importa em cada momento.

9. O Muay Thai ajuda na coordenação motora

Por combinar movimentos em explosão e que exigem uma resposta rápida, a prática ajuda a aumentar a coordenação motora, na qual o aluno vai se tornar mais alerta de seu corpo e de seu espaço.

10. O Muay Thai aumenta a flexibilidade

Devido aos movimentos e aos golpes realizados pelo muay thai, ele garante uma alta flexibilidade e também diminui a possibilidade de lesões musculares por deixar os músculos mais “maleáveis”.

UMA BREVE HISTÓRIA DO MUAY THAI

O Muay Thai está enraizado na cultura popular tailandesa, isso se dá ao fato de durante o tempo monárquico ter sido uma prática incentivada como forma de proteção do império.

As batalhas e as decisões políticas eram sempre baseadas em disputas de muay thai, sendo que todos do exército, incluindo o rei, deveriam saber lutar.

A luta era uma forma de se defender tanto contra as ameaças de animais como também de tribos e exércitos inimigos.

No passado, a luta era mortal e visava o aleijamento, estrangulamento e imobilização. Ou seja, o lutador se tornava uma arma de guerra.

Ao passar dos anos vários reis deixaram suas marcas na prática, criando novas regras e também novos movimentos e golpes.

O maior nome da história do Muay Thai clássico tailandês é Apidej Sit Hrun, um lutador já falecido com a maior potência de pernas no qual em uma luta quebrou os dois braços do oponente.

COMO PRATICAR MUAY THAI EM CASA?

O Muay Thai é uma prática que pode ser feita em casa, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados importantes, tais como: respeitar as instruções, não realizar movimentos de forma incorreta ou muito brusca, estar bem alimentado e hidratado, e ainda respeitar os seus limites.

É sempre melhor começar a praticar com ajuda profissional e somente quando tiver alguma experiência partir para o treino sozinho em casa.

Em um artigo antigo, nós ensinamos como treinar Muay Thai em casa quando estiver sozinho. Acesse e confira:

MUAY THAI: COMO TREINAR QUANDO VOCÊ ESTIVER SOZINHO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...