O que os cariocas e os fluminenses pensam sobre os Jogos Olímpicos?


O assunto mais falado no Brasil, atualmente, além de política, são as Olimpíadas. O que será que o brasileiro espera dos Jogos Olímpicos? Será que estão entusiasmados? Será que acreditam no sucesso do evento?

A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e a Fundação Getulio Vargas Projetos (FGV Projetos) realizaram uma pesquisa para saber o que os cariocas e os fluminenses pensam das Olimpíadas, que começa esta semana, no dia 5. Mais de 60% dos 2,4 mil entrevistados em todo o estado do Rio de Janeiro entre os dias 19 de maio e 1° de junho deste ano acreditam que o evento será um sucesso. Desse percentual, 76% vivem no centro da capital e 64%, na zona portuária – regiões afetadas pelas Olimpíadas antes do evento e durante a sua realização, como as obras do Porto Maravilha.

73% das pessoas no estado e 69% na capital acreditam que os os segmentos comerciais mais preparados para receber os turistas que virão para a Olimpíada e a Paralimpíada são hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos. O gerente de economia da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, corrobora essa impressão. “Em seis anos, mais do que dobrou o número de quartos no Rio de Janeiro, porque era necessário para receber um contingente recorde de visitantes”, diz. De 2010 para 2016, o número de quartos da rede hoteleira carioca subiu de 19 mil para 43 mil.

Mas nem tudo são flores. A questão da segurança é vista como um problema por 52% dos cariocas e 44% dos fluminenses. O transporte público também é outra preocupação, tendo uma avaliação baixa dos entrevistados. 58% deles acham que a cidade não tem uma rede de transporte adequada, mesmo com a inauguração do veículo leve sobre trilhos (VLT), que funcionará, durante os Jogos Olímpicos, das 6h às 24h.

51% dos entrevistados no estado e 49% na capital são favoráveis à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, pois acreditam que os eventos deixarão um legado para o Rio de Janeiro e criarão uma imagem positiva para os turistas, a fim de atraí-los a visitar o Brasil nos próximos anos.

Especialmente indicado para você:

SOBRE AS OLIMPÍADAS: CHEGA DE RECLAMAR, É HORA DE ENTRAR NO CLIMA!

VAI TER OLIMPÍADAS! OMS DIZ QUE NÃO EXISTEM MOTIVOS PARA CANCELAR EVENTO

Fonte: ebc

Fonte foto: lazyllama / Shutterstock.com




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...