Qual é a melhor idade para aprender uma língua estrangeira? O MIT revela


Quando aprender e memorizar bem uma língua? Até 10 anos seria a idade ideal, mas você “tem tempo” até os 17 ou 18 anos para ser muito mais habilidoso em aprender a gramática de um novo idioma.

Isso é o que fora revelado por um estudo conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pelo Boston College, que sugere que é quase impossível para os adultos adquirirem habilidades semelhantes às de um nativo, a menos que você comece a aprender cedo.

Os pesquisadores examinaram os dados de cerca de 700 mil estudantes de línguas e estabeleceram que há um “período crítico” de até 18 anos em que o cérebro é mais receptivo.

Em suma, a maleabilidade da mente das crianças confirma o quanto é importante para elas um contínuo estímulo para o crescimento.

Há muitas evidências de que as crianças acham muito mais fácil do que os adultos aprender uma língua estrangeira, o que levou os pesquisadores a sugerirem que há um “período crítico” para o aprendizado de idiomas.

O pessoal do MIT descobriu que a capacidade de aprender rapidamente começa a cair com cerca de 10 anos de idade, ainda que com 17 ou 18 anos os jovens consigam mesmo assim aprender uma nova língua bem mais rapidamente do que os adultos. Tal capacidade, em suma, diminui e torna-se muito difícil alcançar o domínio de um falante nativo se você começar depois dos 10 anos.

“Se você quer ter um conhecimento de uma gramática estrangeira similar à tua nativa, você deve começar a estudar com cerca de 10 anos. Não vimos muita diferença entre pessoas que começam do nascimento e pessoas que começam aos 10 anos, mas depois começa um declínio”, explica Joshua Hartshorne, assistente de psicologia do Boston College.

Bom saber para poder dar esta oportunidade aos filhos de aprenderem uma língua estrangeira tão bem quanto um nativo. Muitos pais se perguntam se não é cedo demais para colocar seus filhos na escola de inglês, francês, etc. Agora eles já sabem!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...