Fazer teatro: principalmente às crianças, faz um bem danado!

  • atualizado: 
criança-teatro

Representar papeis é inerente à condição da criança. No entanto, existem atividades que incentivam de tal forma essa ação que não podem passar em branco, principalmente se os pais ou responsáveis querem criar, mais para frente, um adulto mais completo, por assim dizer. Essa atividade é o teatro. E ela pode fazer maravilhas na vida da criança: melhorar as habilidades sociais, a coordenação motora, a dicção. Essas são algumas das inúmeras vantagens dessa importante ferramenta cultural. Quer ver só o os benefícios do teatro para as crianças? Confira abaixo!

Benefícios que as Crianças que fazem Teatro percebem

O estímulo às artes deve ser feito desde cedo, tendo em vista a gama de benefícios que proporciona. No caso do teatro, não existe uma data certa para começar. No entanto, alguns especialistas garantem que se a criança já domina a linguagem a a coordenação motora, já pode adentrar por esse novo mundo. E isso pode ser excelente, tendo em vista que quanto menor a criança, mais criativa ela é, pois foi pouco atingida pelos padrões estabelecidos, ou seja, tem a mente mais livre.

O teatro é bom para a criança por uma série de razões:

– Melhora as habilidades sociais: o teatro estimula o “colocar-se no lugar do outro”, o que é ótimo para o desenvolvimento da empatia. Além disso, exige esforço de equipe para que tudo dê certo, ensinando a criança a importância da coletividade.

– Eleva a autoestima – Fazer um bom trabalho, receber aplausos, melhorar o desempenho, tudo isso favorece a autoconfiança e faz a criança sentir-se melhor na própria pele.

– Ensina responsabilidade – O teatro exige um comprometimento dos participantes, e isso é ótimo para ensinar a criança que existem regras, horários, que outras pessoas contam com ela, etc.

– Dá mais repertório para a criança – As artes cênicas englobam uma série de outras artes, como música, literatura, moda, arquitetura. Isso amplia a visão de mundo da criança, estimulando seu interesse cultural.

– Melhora a coordenação motora e dicção – O trabalho com o corpo e com a voz que o teatro exige, faz dele uma excelente ferramenta para aprimorar a coordenação motora e a dicção.

– Favorece o autoconhecimento – As artes sempre acabam por colocar o indivíduo em contato consigo mesmo, e isso estimula o autoconhecimento.

– Amplia a consciência corporal – O teatro também faz uma série de exercícios para que as pessoas “se soltem” no palco. Isso favorece a consciência corporal.

- Estimula a criatividade – Fazer teatro exige uma boa dose de improviso e isso incentiva o pensamento criativo. Estar em contato com as artes, de modo geral, faz a criatividade aumentar, pois aumenta o repertório de mundo.

- Desenvolve a memória – A exigência por decorar as falas e saber as posições que precisa ficar em cena são ótimas formas de estimular a memória, e podem fazer a criança melhorar até mesmo o desempenho escolar.

- Privilegia o “faz de conta” - Crianças que fazem teatro estão sempre em contato com mundos diferentes, formas de vidas que ela nunca teria oportunidade de conhecer, não fosse pela arte. Tudo isso só amplia a capacidade imaginativa da criança.

- Ajuda a controlar as próprias emoções – O autoconhecimento, a empatia e a consciência corporal auxiliam ainda no controle emocional.

- Melhora o raciocínio – Assim como favorece a memória, o teatro também amplia a capacidade de raciocínio dos participantes.

Benefícios para Crianças Especiais

Os benefícios do teatro se estendem a todas as crianças. As que possuem algum tipo de necessidade especial podem e devem fazer artes cênicas, tendo em vista o ganho em termos de desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais que a atividade oferece.

Crianças especiais que fazem teatro se sentem mais autônomas e mais autoconfiantes, bem como, mais criativas. É importante ainda que a sociedade tenha acesso às apresentações, pois isso ajuda na diminuição do preconceito e facilita a inclusão social.

Crianças com Autismo, benefícios comprovados

Já existem estudos mostrando que crianças autistas que fazem teatro melhoram as interações sociais, o comportamento e a forma de pensar.

Isso cria uma maior consciência social, elemento essencial para quem tem o distúrbio. Um desses projetos é realizado nos Estados Unidos e chama-se Teatro Senses.

O principal objetivo é ajudar crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a melhorar as habilidades sociais por meio do teatro.

Teatro na Escola

Implantar o ensino das artes cênicas nas escolas é um ganho para toda a sociedade. Crianças que aprendem a fazer teatro melhoram suas capacidades de memória, raciocínio, criatividade, coordenação motora, disciplina, responsabilidade.

Por meio do jogo cênico, a criança aprende brincando, e sente prazer na atividade, tornando-se adiante um adulto mais crítico, atuante, empático e realizado.

Em qualquer lugar no entanto, dentro ou fora da escola, se você estiver pensando em oferecer uma atividade extra ao teu filho, pense na opção teatro. Claro, sem sobrecarregar a criança de tarefas. Elas também precisam brincar livremente, estar com a família e ter tempo para fazer nada.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!