DEVAGAR: Crianças Brincando!


Atenção. Devagar – Nesta cidade as crianças ainda brincam nas ruas. Há alguns dias em Sfruz, uma cidadezinha em Trentino Alto Adige, Itália, vê-se uma placa de rua muito incomum.

A placa é uma verdadeira atração para os motoristas, mas não apenas como aviso para a redução da velocidade, e sim como lembrança de que em alguns lugares do mundo ainda existem crianças que (muito felizmente) brincam nas ruas.

A ideia veio da assessora Patrizia Poli que tomou a responsabilidade sobre a questão da segurança infantil especificamente, mas, em geral, para que não se perca este bom hábito, que agora por força da vida moderna, permaneceu apenas nas pequenas cidades.

Uma placa que a muitas pessoas vêm a lembrança dos tempos em que videogames e smartphones não existiam e a criançada brincava no chão, jogava bola ou subia em árvores. Claro, eram outros tempos, mas felizmente este hábito ainda resiste.

Em Sfruz existem 334 habitantes e mais de sessenta deles são crianças que vivem em torno de outras minicidades. Muitos completam 18 anos e vão embora mas depois retornam. Isso faz com que Andrea Biasi, prefeito da cidade, seja otimista sobre o futuro da sua cidade.

sfruz trentino

Ali entre a igreja e as ruas estreitas vive uma comunidade forte, que respeita e valoriza a importância do brincar. A pequena cidade tem uma arquitetura bem conservada que oferece uma atmosfera antiga para aqueles que a visitam.

Muitas pessoas fazem caminhadas e excursões para observar o grupo de Dolomites de Brenta e Maddalene. Paisagens naturais, cujo silêncio é quebrado apenas pelas vozes dos pequenos, mas com nenhuma perturbação, em uma fusão perfeita da natureza.

Leia mais sobre a importância do brincar:

SAUDADE DAS BRINCADEIRAS DE RUA? VAMOS RELEMBRÁ-LAS E ENSINÁ-LAS?

CRIANÇAS INTELIGENTES SOBEM EM ÁRVORES E BRINCAM DEBAIXO DA CHUVA

DIA DE APRENDER BRINCANDO: VAMOS REPENSAR NOSSAS PRÁTICAS DE ENSINO?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...