12 de Outubro é Dia das Crianças, o futuro do nosso Planeta!


O Dia Internacional da Criança foi proclamado no ano de 1925 em Genebra, durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, sendo celebrado desde então em 1 de junho em vários países mas, no Brasil, o dia em homenagem à Criança é no dia 12 de Outubro.

Saibam mais sobre essa data, sua origem e significado!

{index}

Por que o 12 de Outubro se tornou o Dia da Criança?

O dia da Criança foi instituído no Brasil a partir da ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho, de se criar essa data comemorativa.

Essa ideia foi lançada em 1924 e os deputados aprovaram o dia 12 de outubro, para a data comemorativa do Dia da Criança, que foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Getúlio Vargas em 1940, instituiu um novo decreto que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País”, e instituía uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI do documento:

“Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência.”

De acordo com a pesquisadora Ângela de Castro Gomes, o “comemorar”, citado neste decreto apresenta várias interpretações, podendo significar: trazer à memória, fazer recordar e a ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.

Mas a data de 25 de março acabou ficando apenas “no papel”.

Em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma grande promoção é que a data de 12 de outubro emplacou como Dia da Criança e passou a integrar o calendário das festas comerciais.

Posteriormente, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para promover e aumentar as vendas.

Em 1961, os fabricantes de brinquedos definiram um único dia para a promoção, a data de 12 de Outubro, fazendo ressurgir o antigo decreto de 1924.

A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

A importância do exemplo, dignidade e respeito na formação da criança

Embora as empresas utilizem o Dia das Crianças como apelo comercial para vender seus produtos, essa data comemorativa nos remete à importância de valorizar, educar, cuidar e dar condições para que toda criança se desenvolva com saúde, bons exemplos, dignidade, respeito e amor, afinal, as crianças de hoje serão os adultos de amanhã!

A individualidade se forma na infância.

Se queremos melhorar a vida no planeta, precisamos que as crianças se desenvolvam como indivíduos mais humanos e conscientes!

E, como escreveu o poeta e cantor Allan Dias Castro: Respeito se ensina, respeitando!

Se a criança que você foi um dia viesse lhe visitar…

Será que ela se reconheceria?

Este vídeo do canal Reverb Poesia apresenta uma canção cuja letra nos lembra de não abandonarmos a criança que fomos um dia. Não é porque nos tornamos adultos que precisamos desistir da criança que existe em nós! O que você diria para sua criança se ela viesse te visitar? Pense nisso e um Feliz Dia das Crianças para todos vocês!

Talvez te interesse ler também:

COMO ESTIMULAR A AUTONOMIA DAS CRIANÇAS

12 CONSELHOS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...