Semana Internacional de babywearing: tudo que você precisa saber

  • atualizado: 
babywearing

Babywearing é uma prática saudável que tem ficado cada vez mais comum e sua semana é celebrada entre 2 a 8 de Outubro deste ano. Constitui-se de carregar o bebê através da peça sling, que o mantém próximo ao corpo de sua cuidadora ou cuidador, garantindo inúmeros benefícios para a saúde física e mental do bebê. A Semana Internacional de Babywearing é proposta pela organização Babywearing International e aqui está tudo o que você precisa saber.

BENEFÍCIOS DO BABYWEARING

Em tradução livre e literal, babywearing significaria vestir o próprio bebê como se fosse uma peça de roupa, e apesar de o estranhamento que isso possa causar, é uma prática muito saudável que tem se tornado muito popular, mesmo que povos de diversas nações já façam uso deste hábito há muito tempo.

No Brasil, a peça de roupa para babywearing é chamada de sling (faixa) e pode ser encontrada em qualquer estabelecimento de roupas infantis ou pela internet.

Graças a este contato direto com o corpo do cuidador, pesquisadores garantem que o desenvolvimento da criança será muito mais saudável e acolhedor, gerando os seguintes benefícios:

Bebês mais saudáveis

Pesquisadores perceberam que bebês prematuros ou com outras necessidades especiais são extremamente beneficiados com a prática de babywearing. Isso porque em geral essas crianças demonstram um desenvolvimento frágil, e o simples contato direto com o corpo da mãe ou do cuidador é capaz de ajudar o bebê a regular as funções do organismo.

Bebês muito mais felizes

Segundo uma pesquisa publicada no Journal Pediatrics, bebês que são carregados pelo babywearing choram menos, demonstrando uma calma maior. No estudo, 3 horas por dia foram o suficiente para garantir os benefícios.

Conforto

Usar sling e praticar babywearing garante também que a cuidadora ou cuidador tenha movimentos livres para cuidar de outras crianças enquanto carrega o bebê. Isso também significa consequentemente que a rivalidade entre irmãos tende a diminuir, uma vez que todos podem ser atendidos.

Conexões de amor

Fazer uso do babywearing é também estabelecer laços emocionais concretos com a criança que se carrega. O bebê em contato direto com o seu cuidador acaba por reforçar os laços emocionais e ter um melhor desenvolvimento psicossocial. O babywearing pode ser utilizado por todos da família ou que sejam de confiança para cuidar dos bebês.

babywearing copia

POR QUE BABYWEARING E NÃO OUTROS MÉTODOS?

Outros métodos amplamente utilizados têm sido cada vez mais criticados pelos especialistas em desenvolvimento infantil. Como mero exemplo, o famoso canguru que existe no Brasil para carregar as crianças é de extremo perigo no desenvolvimento delas. Diz-se isso, pois os cangurus têm como base de apoio a genitália da criança para que ela fique suspensa no colo ou costas da cuidadora, podendo causar diversas complicações futuras. O canguru também não dá suporte à coluna da criança que ainda não se fortaleceu por completo, gerando prejuízos de ordem vertebral. Além disso, o canguru não pode ser utilizado em crianças menores de 6 meses de idade, mas, mesmo assim, muitos o fazem.

O sling para prática de babywearing é o extremo oposto disso. Como citado, tanto pode quanto é incentivado o seu uso em crianças pequenas, em especial recém-nascidas, pois garante o envolvimento corporal necessário para evitar qualquer tipo de prejuízo na formação da criança.

Importante: mesmo que a confecção de um sling ou babywearing caseiro seja um hábito muito difundido (especialmente na internet), recomenda-se a compra de um sling “profissional” feito para aguentar o peso do seu bebê e se fixar corretamente no corpo. Neste caso, é melhor confiar em um produto feito especialmente para isso do que correr os riscos da má confecção caseira.

Especialmente indicado para você:

setaNA FAIXA: 10 MOTIVOS PARA LEVAR O BEBÊ NO COLO

setaDAR CHUPETA AO BEBÊ: SIM OU NÃO?

setaA CADEIRINHA DO BEBÊ NO CARRO PODE SER PERIGOSA?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!