Os revolucionários berços que favorecem o contato entre mãe e recém-nascido


Da Holanda chega uma solução que promete revolucionar as maternidades: um bercinho especial que se encaixa ao lado do leito da nova mamãe, a fim de facilitar o máximo contato entre mamãe e bebê nas primeiras horas após o nascimento, ajudando a promover também o aleitamento materno.

Muitos hospitais, no mundo inteiro, dão maior importância e atenção ao trabalho de parto, deixando a desejar os serviços prestados logo nas primeiras horas após o nascimento do bebê. Ainda há muitas instalações hospitalares que não possuem um espaço conjunto, fazendo com que mães e bebês fiquem separados durante o período de internação hospitalar, o que além de não ser natural, desfavorece o aleitamento materno.

Este déficit é especialmente sentido nos casos em que a mãe tem dificuldades para movimentar-se, seja por causa dos pontos de uma cesariana ou por outros motivos. Os berços, ou mesmo um berçário, às vezes em outro andar do hospital, ou mesmo que posicionados a uma certa distância do leito, podem dificultar a manipulação do recém-nascido, tornando necessária a intervenção da equipe do hospital para cuidar da criança. Além disso tudo, quem é mãe sabe que a dor física, a fadiga e a falta de confiança podem afetar no sucesso da amamentação.

Para superar essas dificuldades, um hospital holandês em Gelderse Vallei, uma pequena cidade ao sul de Utrecht, introduziu em sua maternidade este novo berço que vai acoplado diretamente à cabeceira do leito da mãe, facilitando grandemente tanto os cuidados com o bebê, quanto o aleitamento materno.

“Mãe e filho são tão juntos que podem se tocar, sem a intervenção dos funcionários do hospital” – explica o site de Gelderse Vallei.

Uma solução que, na sua simplicidade e conveniência, se revela muito inteligente e que poderia tranquilamente ajudar muitas mães a viverem este momento delicado e lindo que são as primeiras horas depois do nascimento de seus filhos.

Além disso, as mães mais autônomas, poderiam também facilitar o trabalho dos funcionários do hospital.

Simples assim!

Talvez te interesse ler também:

LEITE MATERNO: UM SUPERALIMENTO. AMAMENTAR É BOM PARA A MÃE E PARA O BEBÊ

GOVERNO BUSCA PROMOVER O AUMENTO DO PARTO NATURAL NO BRASIL

YOGA DURANTE A GRAVIDEZ: OS BENEFÍCIOS PARA MAMÃES E BEBÊS

Fonte e foto: boredpanda




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...