Richard Gere leva água e alimentos a barco de refugiados


Um barco da Open Arms com migrantes de toda a África, tripulação de todo o mundo, a maioria da Europa, e a estrela, Richard Gere, que levou água e alimentos para os refugiados que percorrem longas distâncias em busca de uma vida melhor.

O assunto é delicado, tema de brigas políticas e judiciais. Recentemente quando um barco da Sea Watch furou o bloqueio na Itália para desembarcar 42 pessoas na Ilha de Lampedusa, Sicília, a capitã e comandante da ação, Carola Backete, alemã, 31 anos, foi insultada pela população e presa (logo após, libertada, pois entendeu-se que sua contravenção foi a escopo de salvar vidas). O caso levantou as opiniões opostas: de um lado salvar vidas humanas, de outro a não obrigação de arcar com problemas alheios. Muitas pessoas acreditam que os africanos “roubam” o trabalho do europeu e que eles deveriam resolver seus problemas em seus países de origem, em vez de buscar solução em países desenvolvidos. Também há de se dizer que por trás disso tudo há tráfico de pessoas, ou seja, há quem lucre com a desgraça humana. Os refugiados pagam para viajar num barco sem nenhuma garantia de chegada. Muitos foram os casos de naufrágio com morte de crianças. Apesar do choque que esses fatos causam no momento que acontecem, logo depois a população esquece e volta a defender a não ajuda.

Mas essa notícia com a estrela hollywoodiana, que aliás, viralizou nas redes, mostra que ainda há muita gente humana e o exemplo de Richard Gere ajuda a espalhar esse sentimento. Os migrantes são pessoas que precisam e merecem ajuda. Elas não estão ali a passeio, estão em busca de uma dignidade perdida, na opinião de muitos, por culpa do próprio europeu (pois foi o povo colonizador).

Discussões políticas à parte. Mirem-se no exemplo de amor e humanidade. Quem não quiser ajudar, pode ao menos não criticar quem ajuda. Menos ódio e mais empatia!

Talvez te interesse ler também:

ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA: UM MERCADO DE HORRORES – MIGRANTES VENDIDOS E COMPRADOS NA SÍRIA

ESCRAVIDÃO: UMA PRÁTICA QUE RESISTE E VEM ACONTECENDO AGORA

COMO SALVAR DO INFERNO AS MENINAS-NOIVAS E TODAS AS OUTRAS MENINAS INDEFESAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...