12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

  • atualizado: 

Cerca de 168 milhões de crianças trabalham, segundo dados da UNICEF. Somente no Brasil são 2,4 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, vítimas de trabalho infantil, de acordo com levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Nenhuma delas deveria estar trabalhando, mas essa é a realidade em muitos países. Pensando na importância de evitar que as crianças percam a infância toda sendo mão de obra, quando deveriam estar brincando e aprendendo, é que a OIT definiu 12 de junho como Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

A data foi criada em 2002 para servir como alerta para o fato de que é algo comum em muitos países que as crianças comecem a trabalhar cedo, e, muitas vezes, em condições insalubres e desumanas.

Nesse ano, o Ministério Público do Trabalho vai promover uma campanha nacional intitulada “Criança Não Deve Trabalhar, Infância é para Sonhar”, visando conscientizar e reforçar a importância de combater o trabalho infantil.

Embora, no Brasil, essa seja uma data comercialmente voltada para o Dia dos Namorados, é essencial que as pessoas lembrem que além da comemoração romântica existe um outro marco incômodo, que deve ser combatido com força pelos governantes e pela população.

Talvez te interesse ler também:

6 MULTINACIONAIS ENVOLVIDAS COM TRABALHO ESCRAVO E EXPLORAÇÃO INFANTIL

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL CRESCE, DIZ ESTUDO

TRABALHO INFANTIL: DESEMBARGADORA QUE TRABALHOU NA INFÂNCIA É HOJE REFERÊNCIA NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO DE MENOR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!