Se te estupram e você usava fio dental, sinto muito, mas a culpa é tua


Sentença chocante na Irlanda: um rapaz de 27 anos acusado de estuprar uma menor de idade, foi absolvido porque a vítima estava usando uma calcinha “muito sexy”, um fio dental. A decisão emitida pelo Tribunal de Cork em 6 de novembro, provocou uma ondada de polêmica.

Centenas de pessoas saíram às ruas para mostrar toda a sua indignação trazendo consigo, ou postando nas redes sociais, um fio dental ou calcinha mais sexy. A hashtag é #ThisisNotConsent (isso não é um consenso).

E a roupa íntima chega ao Parlamento, onde a parlamentar Ruth Coppinger tirou uma calcinha fio dental azul da manga, na sala do Dáil.

“Pode parecer embaraçoso mostrar uma calcinha aqui. Como você acha que se sente uma vítima da violência e uma mulher à incongruente exibição da sua roupa íntima em em um tribunal?”, disse a parlamentar referindo-se ao fato de que, durante as alegações finais, Elizabeth O ‘Connell, a advogada do suposto agressor, sempre sustentou que a menina teria consentido, e teria mostrado em tribunal, a calcinha que a vítima de 17 anos estava usando à época dos fatos.

“Olhe para o jeito que ela estava vestida, usando um fio com rendas na frente. Você acha que a menina não estava disposta a fazer sexo naquela noite?”, disse a advogada.

Essas palavras foram suficientes para obter a absolvição. Assim, em poucas palavras, vestindo uma tanga, um fio dental ou lingerie sexy é, de acordo com os juízes, uma maneira de dizer: eu estou disposta a ser violentada.

O chefe do centro de anti-violência em Dublin havia criticado as palavras da advogada O’Connell dizendo: “Precisamos reformar um sistema judicial onde essas alusões são comuns.”

Agora o epílogo parece prática comum, a vítima depois de ter sofrido violência, encontra-se humilhada e julgada pelo que veste. É por isso que os irlandeses colocaram fotos de suas roupas íntimas para protestar contra o hábito de culpar as vítimas de assédio, por aquilo que elas sofreram.

estupro irlanda 2

estupro irlanda 3

estupro irlanda 4

Talvez te interesse ler também:

COMO VOCÊ ESTAVA VESTIDA? MOSTRA DERRUBA O PRECONCEITO LIGADO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

CURTA-METRAGEM ABORDA ESTUPRO ENTRE CASAL: É PRECISO FALAR DISSO

CULTURA DO ESTUPRO: É URGENTE ACABAR COM ISSO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...