26 de julho é Dia da Vovó. Comemore o amor destes seres especiais


Avó é um daqueles presentes que a vida nos dá! Quem tem que a aproveite bastante! Quem já não tem mais o convívio da avó restam as recordações daquele carinho, dos quitutes deliciosos feitos por aquelas mãos amorosas.

Por serem tão especiais, as avós merecem ter uma data especial para celebrá-las! É no dia 26 de julho que se comemora o Dia da Vovó. O objetivo da data é justamente prestar uma homenagem para essas figuras responsáveis por “mimar” os netinhos.

A data também é chamada de Dia Mundial dos Avós (avôs e avós).

O amor e a afetividade dos avós é extremamente importante para o bem-estar dos netos, conforme demonstram pesquisas recentes. Pesquisadores da Universidade de Cambridge dizem que o papel das avós não deve ser subestimado pelas sociedades modernas, visto que elas garantem o patrimônio genético da longevidade, além de serem responsáveis por desempenhar o papel de conservação das memórias e de transmissão de conhecimentos.

Leia mais:

Uma “segunda mãe”, um “segundo pai”

Muitas famílias, aliás, são dependentes dos cuidados das avós, visto que as crianças têm o contato restrito com os pais por diversas razões: abandono, trabalho excessivo, etc. Logo, essas mulheres sábias interferem no comportamento e na educação dos netos, fazendo com que os membros das famílias tenham seus papéis até mesmo reconfigurados em virtude dessa relação.

Um outro estudo, realizado com a etnia Tsimane, da Amazônia boliviana, concluiu que os avós são os responsáveis pela evolução humana. Após analisarem, durante cinco anos, os hábitos familiares de 239 famílias de oito aldeias, que ainda vivem em um modelo pré-industrial, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a sobrevivência dos mais jovens era garantida pelos avós, tanto em cuidados alimentares como no desenvolvimento de habilidades necessárias às fases seguintes da vida.

Que as avós são mulheres guerreiras é evidente. Mas algumas são verdadeiras combatentes, como as famosas avós da Plaza de Mayo, de Buenos Aires. Essas senhoras formam um grupo de mulheres que há anos lutam por fazer justiça em nome de seus filhos e netos desaparecidos pela ditadura argentina. A luta delas foi e é tão fundamental na luta pelos direitos humanos que elas foram nomeadas para a edição deste ano do Prêmio Nobel da Paz.

Como homenagear os avós

foto

A melhor forma de homenagear quem a gente ama é com um presente que simbolize esse sentimento. Por isso, algo personalizado, feito por você mesmo, certamente será o presente que mais agradará a sua avó ou avô.

– Faça um belo cartão

Há avós que ainda são do tempo das cartas e dos cartões! Se esse é o caso dos seus avós, faça um cartão de presente ou poste uma carta nos Correios para eles. Escreva sobre os momentos bons que vocês desfrutaram juntos durante todos esses anos!

– Prepare um café especial

Que tal retribuir aquela comidinha especial que a gente sempre encontra na casa dos avós? Prepare uma tarde com um café bem especial com os quitutes que seus avós adoram! Ou os leve para uma cafeteria ou casa de lanches especial!

– Esteja presente

Esse é o presente que mais agradará a sua avó ou avô. Esteja presente, escute-os, converse com eles, procure entender o que eles sentem nessa fase da vida. Mas não apenas no dia dos avós!

– Tire uma foto e coloque-a em um porta-retrato

Tire uma foto com seus avós e coloque-a em um porta-retrato bem bonito! Já para os avós mais conectados, tire uma self com eles e envie a foto para o Whastapp deles ou publique-a nas redes sociais.

Seja qual for a forma de comemoração, o importante é que teus avós saibam da alegria que eles são em tua vida!

Como nós amamos estes seres especiais temos muitos artigos sobre os avós. Confira nos links abaixo!

Talvez te interesse ler também:

10 bons hábitos que devemos aprender com nossos avós

Vovó ecológica: 10 dicas de sustentabilidade que nossas avós usavam

As destemidas vovós mergulhadoras que vivem entre cobras venenosas




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...