Descubra 5 Características dos Solitários e se Apaixone por eles

  • atualizado: 
Solitários

A solidão sempre esteve associada a sentimentos negativos, como a tristeza e o vazio.

Em um mundo que valoriza por demasia a verborragia, a instantaneidade, a comunicação e a conectividade em tempo integral, a supremacia das relações líquidas - como bem dizia Zygmunt Baumant - ver alguém sozinho, que ainda por cima gosta desse estado, soa como um contrassenso, um ponto fora da curva, algo que não é normal. No entanto, grandes pensadores, como os filósofos, pesquisadores, inventores dizem há muito tempo: a solidão não é somente importante, mas essencial.

E quem descobre isso a tempo consegue reunir uma série de qualidades altamente desejáveis em todo ser humano.

Quer saber quais? Descubra 5 Características dos Solitários e se Apaixone por eles

1. OS SOLITÁRIOS POSSUEM MAIS AUTOCONHECIMENTO

Ter um tempo para silenciar os outros e olhar para dentro aumenta e muito o poder de autoconhecimento.

Somente na solidão, as pessoas conseguem ouvir a si mesmas, e isso pode ser amedrontador, é verdade, mas também muito enriquecedor.

Pessoas que se conhecem melhor tendem a ser mais felizes, pois vivem em harmonia com quem são, sabem de seus defeitos e qualidades, buscam sempre o aperfeiçoamento, não se importam tanto com o que os outros pensam.

O autoconhecimento é uma parte essencial da inteligência emocional.

2. SOLITÁRIOS TENDEM A TER RELAÇÕES DE MELHOR QUALIDADE

Ao se acostumarem com a solidão, entendendo-a como necessária, as pessoas aprendem também a gostar da própria companhia. Por esse motivo, é comum que os solitários se tornem mais seletivos sobre as pessoas que devem entrar nas suas vidas.

O velho ditado do “Antes só do que mal acompanhado” faz todo sentido para os solitários convictos.

O sociólogo Eric Klinenberg, autor do estudo “GOING SOLO: The Extraordinary Rise and Surprising Appeal of Living Alone” defende justamente essa ideia na obra.

3. SÃO MAIS CRIATIVOS E INOVADORES

Não estar tão vulnerável às opiniões e crenças alheias, favorece ainda a criatividade e inovação.

Na verdade, para estimular o potencial criativo, estar sozinho é essencial, como bem defende Susan Cain, no livro “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking”. É na solidão que as pessoas se abrem para escutar as próprias ideias, e é da individualidade e do conhecimento de mundo que nascem as grandes ideias.

4. OS SOLITÁRIOS SÃO MAIS LIVRES

Apesar do conceito de liberdade ser relativo, não há dúvida de que não precisar dividir o espaço, negociar ações da convivência ou mesmo reportar-se sobre a própria vida torna as pessoas solitárias mais livres, do que a maioria.

Além disso, a melhora do autoconhecimento possibilita ainda uma expressiva capacidade de, simplesmente, não se importar tanto assim com o que os outros pensam.

E isso é libertador!

5. SÃO TAMBÉM MAIS AUTÊNTICOS

Por se conhecerem melhor, serem mais seletivos, livres e criativos, os solitários também tendem a ser mais autênticos.

Ficar sozinho é sempre uma ótima oportunidade de buscar em si as ferramentas para enfrentar o mundo, respeitando a própria individualidade. E essa autenticidade nasce justamente da ausência das máscaras, tão comuns na sociedade contemporânea, mas que só trazem sofrimento para quem acredita nelas.

Então se você é uma pessoa que gosta da solidão, delicie-se com estas tuas características. Pessoas solitárias são realmente apaixonantes! Você concorda?