30 de Julho – Dia mundial contra o tráfico de seres humanos


Coração Azul, o símbolo da luta contra o tráfico humano, que se assinala em cada 30 de julho – dia de luta contra a escravidão, contra o roubo de crianças, contra a prostituição de jovens mulheres, contra as ações ilegais que levam imigrantes a serem traficados como mercadoria, contra todas as ações que signifiquem que o ser humano deixou de ser senhor de si mesmo nesta Terra. Coração Azul, hoje!

MAS, VOCÊ SABE COMO SE CARACTERIZA O TRÁFICO DE PESSOAS?

Segundo a UNIDOC “O tráfico de pessoas é caracterizado pelo “recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração”.

A definição encontra-se no Protocolo Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, complementar à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, conhecida também como Convenção de Palermo”.

Segundo o Relatório 2016 sobre Tráfico Humano que você poderá ler aqui em inglês, a situação é bastante grave em todo o mundo.

relatorio tráfico de seres humanos

Segundo a ONU, cerca de 1 milhão de pessoas são traficadas, no mundo todo, para fins de comércio do corpo. Nessas estatísticas são maioria mulheres jovens mas, também há um número considerável de crianças de ambos os sexos.Este é um mercado que movimenta, anualmente, 32 bilhões de dólares.

No Brasil as ocorrências de tráfico humano aumentaram nos últimos dois anos, segundo o Jornal O Globo o que até é de se esperar diante da situação calamitosa que vivem as instituições governamentais, até o momento, sem cabeça.

trafico de pessoas

Tráfico humano é crime – se desconfiar, souber, ouvir dizer, denuncie!

bannerweb coracaoazul 580x77px




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...