En l’an 2000: os cartões postais do século XIX que previram o futuro 


Como você imagina o futuro daqui a 100 anos? Teletransporte? Interfaces do tipo Minority Report? Capas que deixam as pessoas invisíveis? Colônias espaciais? Claro, não é fácil prever!

No entanto, entre 1899 e 1910, o ilustrador francês Villemard tentou prever o futuro, o que hoje é o nosso presente, através de uma série de cartões postais intitulados “En l’an 2000” (no ano 2000).

Em uma das cenas mais famosas, por exemplo, o artista desenha um dispositivo futurista muito semelhante ao Skype, que permite que as pessoas conversem e se vejam ao mesmo tempo através do telefone.

Estas pequenas obras de arte nos dão um vislumbre delicioso na imaginação dos nossos bisavós, em como eles imaginavam que seriam nossas vidas. E é interessante notar como muitas dessas previsões são surpreendentemente próximas da nossa realidade atual, à parte as roupas, que o artista retratou como se permanecessem inalteradas ao longo dos anos.

Esta última ilustração é a impressora 3D para roupas 🙂

Interessante, não é mesmo? Os artistas sabem tudo! E aí? Com a chegada da ChatGPT e da Inteligência Artificial Geral, como você imagina futuro daqui a 100 anos?

Fonte: Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

O que é Inteligência Artificial? Quais são os tipos e riscos?

Quais trabalhos sobreviverão à Inteligência Artificial?

Quais serão as profissões do futuro? Quais formações exigem?

“Chatbots se tornarão mais inteligentes que nós” adverte o pai da IA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...