Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e a defesa da vida


Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida”. O lema de 2017, “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), buscar alertar sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza.

A Campanha da Fraternidade 2017 tem como temas eixos a vida e as suas expressões, viver a quaresma intensivamente e comprometer autoridades públicas com a responsabilidade sobre o meio ambiente.

A Rádio Vaticana divulgou que a proposta deste ano busca chamar a atenção para a necessidade de se zelar pela Casa Comum, em especial os biomas brasileiros.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, que é bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, explica que a proposta deste ano dá ênfase à diversidade dos nossos biomas e ao respeito que devemos ter com eles, em todos as suas formas de vida. Na opinião do bispo auxiliar, vivemos uma crise ecológica, que pede uma uma mudança interior: “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, sejamos conduzidos à vida nova”.

Não basta apenas rezar

Mas não adianta somente rezar pelos biomas, certo? Ações concretas são necessárias para protegê-los. Para isso, é primordial que as pessoas se conscientizem da importância da preservação.

Para ajudar os católicos e a sociedade em geral a refletir sobre o tema da campanha deste ano, um texto-base, dividido em quatro capítulos, aborda os biomas brasileiros, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada um deles.

Para quem tiver interesse em acessar os subsídios da CF 2017, basta acessar o site da editora Edições CNBB. Também é possível fazer o download de outras materiais da campanha, como músicas, hinos e cartazes. Clique aqui.

Independentemente da sua religião, ou mesmo se você não tiver uma ou não acreditar em Deus, o tema da CF 2017 é importante porque lança luz a um problema grave. Todos nós, como habitantes do planeta Terra, devemos zelar pela defesa do meio ambiente.

Especialmente indicado para você:




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...