Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e a defesa da vida

  • atualizado: 
Campanha da Fraternidade 2017

Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida”. O lema de 2017, “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), buscar alertar sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza.

A Campanha da Fraternidade 2017 tem como temas eixos a vida e as suas expressões, viver a quaresma intensivamente e comprometer autoridades públicas com a responsabilidade sobre o meio ambiente.

A Rádio Vaticana divulgou que a proposta deste ano busca chamar a atenção para a necessidade de se zelar pela Casa Comum, em especial os biomas brasileiros.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, que é bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, explica que a proposta deste ano dá ênfase à diversidade dos nossos biomas e ao respeito que devemos ter com eles, em todos as suas formas de vida. Na opinião do bispo auxiliar, vivemos uma crise ecológica, que pede uma uma mudança interior: “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, sejamos conduzidos à vida nova”.

Não basta apenas rezar

Mas não adianta somente rezar pelos biomas, certo? Ações concretas são necessárias para protegê-los. Para isso, é primordial que as pessoas se conscientizem da importância da preservação.

Para ajudar os católicos e a sociedade em geral a refletir sobre o tema da campanha deste ano, um texto-base, dividido em quatro capítulos, aborda os biomas brasileiros, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada um deles.

Para quem tiver interesse em acessar os subsídios da CF 2017, basta acessar o site da editora Edições CNBB. Também é possível fazer o download de outras materiais da campanha, como músicas, hinos e cartazes. Clique aqui.

Independentemente da sua religião, ou mesmo se você não tiver uma ou não acreditar em Deus, o tema da CF 2017 é importante porque lança luz a um problema grave. Todos nós, como habitantes do planeta Terra, devemos zelar pela defesa do meio ambiente.

Especialmente indicado para você:

setaENCÍCLICA SOBRE O MEIO AMBIENTE: OS 5 MANDAMENTOS VERDES DO PAPA FRANCISCO

setaQUAL A LIGAÇÃO ENTRE ESPIRITUALIDADE E MEIO AMBIENTE?

setaBRASIL É O PAÍS MAIS VIOLENTO PARA DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!