Por que 19 de Março é Dia dos Pais em Alguns Países?


O Dia dos Pais é uma data celebrada mundialmente, mas não segue um calendário universal. Enquanto muitos países comemoram essa ocasião no segundo domingo de maio, junho, agosto ou novembro, há nações que escolheram o dia 19 de março para honrar os pais. Este dia é significativo em países como Itália, Portugal e Espanha, entre outros. Mas o que torna o 19 de março tão especial?

Origens Religiosas e Históricas

A escolha do dia 19 de março para celebrar o Dia dos Pais tem raízes profundas na tradição cristã. Este dia é dedicado a São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, sendo amplamente reconhecido como um modelo de paternidade e virtude. São José é venerado como protetor dos pais de família, dos carpinteiros e da Igreja Universal.

A Institucionalização da Festa

A celebração do Dia de São José remonta ao século X, mas foi somente em 1479 que o Papa Sisto IV oficializou a data no calendário romano. Mais tarde, em 1871, a Igreja Católica elevou a importância de São José, proclamando-o protetor dos pais de família e patrono da Igreja Universal. Essa associação entre São José e a paternidade contribuiu para a escolha de 19 de março como o Dia dos Pais nesses países.

Tradições e Costumes

O Dia dos Pais em 19 de março é marcado por diversas tradições e celebrações. Na Itália, por exemplo, é comum a preparação de pratos e doces especiais como as “zeppole di San Giuseppe” e os “bignè di San Giuseppe”, lembrando a figura de São José não só como um pai, mas também como um provedor.

Em Portugal e na Espanha, o dia é celebrado com missas e reuniões familiares, enfatizando o aspecto da união e do respeito pelos pais.

Mudanças e Permanências

Apesar da secularização e das mudanças nas estruturas familiares modernas, a celebração do Dia dos Pais em 19 de março permanece uma tradição significativa em vários países. Essa data é uma oportunidade para relembrar e valorizar os princípios de cuidado, proteção e amor associados à figura paterna, inspirados pela história de São José.

Reflexão Cultural

A celebração do Dia dos Pais em 19 de março nos lembra como as festividades podem ser profundamente enraizadas em tradições religiosas e culturais. Ao mesmo tempo, demonstra a universalidade do reconhecimento e da celebração da paternidade em suas várias formas. Cada país, ao escolher sua própria data para homenagear os pais, reflete não apenas suas tradições, mas também seus valores sociais e familiares.

Em resumo, o Dia dos Pais em 19 de março é mais do que uma data no calendário; é uma expressão de reverência e gratidão às figuras paternas que moldam nossas vidas. Esta celebração nos convida a refletir sobre o impacto e o significado da paternidade em nossa sociedade.

Fontes:

  1. la Repubblica
  2. Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

Dia dos Pais: o que fazer quando o papai for ausente

Por que não devemos julgar nossos pais, segundo Bert Hellinger

Dia dos Pais: os 5 melhores pais da natureza

Dia dos Pais → as consequências para os filhos, quando o pai é ausente ou pouco afetuoso




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...