Hoje é o Dia Mundial do Chocolate!


Você imaginava que havia uma data comemorativa para o chocolate? Não, né? Mas bem que ele merece, afinal, além de ter um sabor incrível, faz bem para a saúde. Então, que tal comemorar a data comendo chocolate?

A história sobre a origem do Dia Mundial do Chocolate, comemorada no dia 7 de julho, não é muito clara. Supõe-se que o chocolate entrou em solo europeu há 466 anos, mas é sabido que muito antes disso o chocolate era utilizado pelas civilizações pré-colombianas da América Central. As condições climáticas europeias não favorecem o cultivo do cacau e, por isso, as colônias americanas, durante os séculos XVII e XVIII, forneciam a matéria-prima. Hoje, os maiores produtos de cacau do mundo estão na África Ocidental.

O chocolate pode ser consumido de várias maneiras: bolos, tortas, em barra, em bebidas, bombons, ou onde a criatividade puder usá-lo. Mas para aproveitar os benefícios do chocolate, recomenda-se consumi-lo com moderação.

Trinta gramas de chocolate (aproximadamente um quadradinho de uma barra) têm em média 120 calorias. O ideal é que o organismo as absorva durante o dia ou após o almoço, para não se transformarem em gordura.

Benefícios do chocolate

O chocolate amargo (ou meio amargo) é o que traz mais benefícios para a saúde, tais como: melhora a circulação sanguínea, é rico em antioxidantes, estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos e dá sensação de bem-estar, pois libera serotonina. Para obter esses benefícios do chocolate amargo, coma um quadradinho diariamente, o equivalente a cerca de 6 g por dia.

Há um tipo de chocolate, nomeado de “chocolate inteligente” pelos seus criadores, pesquisadores da Universidade de Cambridge, que ajuda a reduzir as rugas deixando a pele mais jovem. Ele tem apenas 38 calorias e é muito rico em antioxidantes naturais capazes de melhorar o fluxo de sangue na pele, daí a sua propriedade rejuvenescedora.

Especialmente indicado para você: O CHOCOLATE MILAGROSO QUE REJUVENESCE 20 ANOS A PELE

De acordo, ainda com outro estudo, sobre nutrição a longo prazo, aqueles que consumem até 100g de chocolate regularmente por dia tem reduzido o risco de sofrer ataque cardíaco em 11%. No caso de derrame, a mortalidade cai para 25% e o risco de AVC (acidente vascular cerebral) se reduz para 23%. Segundo o professor Phyo Myint, envolvido na pesquisa, qualquer tipo de chocolate é benéfico, até mesmo o chocolate ao leite. “Não são apenas os flavonóides que exercem o efeito protetor, mas também outros compostos, como ácidos graxos e cálcio”, explica.

Agora que já conhecemos os benefícios do chocolate, vamos celebrar esse alimento, no seu dia, da melhor maneira: degustando-o.

Confira duas receitas deliciosas com chocolate que ensinamos você a fazer para comemorar bem gostoso o Dia Mundial do Chocolate!

BOLO DE CHOCOLATE COM PERA: A RECEITA ORIGINAL, SEM GLÚTEN E VEGANA

RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE: SAUDÁVEL E DELICIOSA

Especialmente indicado para você:

CHOCOLATE PARA REDUZIR O RISCO DE ATAQUES CARDÍACOS E DERRAMES

Fonte: regiaoderiomaior




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...