Releitura de hit das Spice Girls dá visibilidade à luta pelos direitos da mulher


Quem foi adolescente nos anos noventa com certeza se lembra da banda britânica Spice Girls.

Formada exclusivamente por mulheres, as Spice Girls tinham um look divertido, além de estilos diferentes. Há 20 anos, elas emplacaram mundialmente o hit “Wannabe”.

As Spice era um grupo pop feminino cujas integrantes dançavam e cantavam. Vale lembrar que, até essa época, era muito comum a formação das boy bands, isto é, grupos com essa proposta, porém, formados por homens jovens.

Há vinte anos, a visibilidade sobre a igualdade de gênero e direitos da mulher não eram como hoje. “Wannabe” foi lançada oficialmente com o slogan feminista Girl Power, que chamava a atenção para uma atitude neo-feminista da banda: era possível ter uma aparência sensual e feminina sem exclusão dos direitos da mulher. Sabidamente, houve precursoras desse conceito no mundo pop, como Madonna, mas as Spice Girls contribuíram para consolidá-lo no imaginário da juventude daquele momento.

space girls 2

space girls 3

Para mostrar que a luta pela igualdade de gênero e pelos direitos da mulher ainda continua, “Wannabe” ganhou uma nova versão. Foi feito um remake do clipe original com mulheres e garotas de várias nacionalidades reivindicando os seus direitos. Victoria Beckham, uma das integrantes do grupo, escreveu em seu seu perfil no Facebook: “20 anos – Girl Power sendo usado para empoderar uma nova geração”.

space girls 4

Assinta, a seguir, o vídeo, que deixa a mensagem final: “O que você realmente quer? O movimento Girl Power já percorreu um longo caminho, vamos levá-lo adiante.”

Especialmente indicado para você:

PAI-MÃE: O QUE SIGNIFICA PARA UM PAI ASSUMIR O PAPEL DE MÃE?

VEJA A REAÇÃO DAS PESSOAS NA TURQUIA COM O EXPERIMENTO “TARTARUGA GAY”

QUAL É O SEGREDO DO SUCESSO NA RELAÇÃO?

Fonte: razoesparaacreditar




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...