Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo: 15 de maio de 2014

Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo

Desde junho de 2013, uma parcela da juventude brasileira vem tentando se mobilizar em protestos de grande vulto, para ganhar maior visibilidade e lutar por direitos constitucionalmente garantidos, mas nem sempre aplicados no dia a dia, para a população de modo uniforme.

Embora o ponto máximo dessas manifestações tenha sido entre os meses de junho a setembro do ano passado, há grande expectativa sobre como serão feitos protestos neste ano, no qual o Brasil estará sob holofotes mundiais, devido ao fato de sediar a Copa do Mundo de futebol.

Comitê Popular da Copa: organização de mega manifestação

A resposta para a expectativa acima parece estar sendo dada, com um grande protesto convocado com maciço apoio da internet, por uma organização chamada Comitê Popular da Copa de São Paulo. No dia 15 de maio de 2014, a exato um mês do evento, esse movimento, que agrega diversos organismos, como o próprio Greenpeace, estipulou o “Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo” . O Comitê tem estimulado ações ao redor do mundo, para a mesma data, de modo a chamar a atenção para a insatisfação dos brasileiros, bem como dos olhos internacionais, a respeito do evento no Brasil.

Pauta da Manifestação

Um dos diferenciais positivos desse evento é, justamente, seu caráter propositivo. São 11 pontos já estabelecidos e apontados em documento oficial como uma espécie de pauta de reivindicações, entre as quais se incluem o direito constitucional à livre-manifestação; a crítica severa da militarização do estado brasileiro; a política de exclusão das camadas médias e baixas da população do acesso ao evento – devido aos altos preços praticados – além da morte de 9 trabalhadores na construção dos estádios, que servirão de palco para as partidas do campeonato.

Saldo negativo da Copa

É triste constatar as políticas públicas no Brasil obedecendo à lógica de um organismo estrangeiro como a FIFA e esquecendo de seus cidadãos. Entretanto, tal situação apenas surpreende aos que não conhecem o Brasil, de fato.

Leia também: Qual será o legado da Copa 2014 para o meio ambiente?

Serviço do Ato contra a Copa

O evento está programado para o dia 15/05, quinta-feira, a partir das 17h na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, localizada entre as ruas Bela Cintra e Consolação. O Destino da passeata será o Estádio do Pacabembu.

Você é a favor das manifestações antes, durante e depois da Copa do Mundo?

Fonte foto: downloadswallpapers.com