Athena, um dispositivo para a segurança da mulher


Enquanto os índices de violência contra as mulheres só aumentam, há quem invente formas da gente se sentir mais segura. Um pequeno aparato, uma joia de tão bonito que é, até dá para usar como pingente.

Trata-se do Athena, um comunicador ultra rápido que avisa aos amigos quando estamos em perigo ou precisando de ajuda.

Dá uma melhor sensação de confiança na segurança, pois a gente se sente em comunicação rápida com outros – é uma sensação boa, valiosa, mas claro que não impede as agressões de que nós, mulheres, somos vítimas pelas ruas de qualquer centro urbano.

Athena é uma criação da empresa ROAR cuja principal missão é combater a violência contra as mulheres. Seu nome, Athena, foi escolhido justamente para refletir a deusa grega da justiça. Como afirma Yasmine Mustafa, uma das fundadoras da ROAR, “Athena foi desenvolvido para mudar o foco: do medo à independência. Não é um sistema de segurança mas sim, um símbolo de confiança”.

foto

Segundo seus criadores, o uso de Athena é recomendado à todas as mulheres, a partir dos 10 anos de idade e a qualquer pessoa que viva em meio urbano, que trabalhe de noite, que viaje muito, ou que se sinta insegura ao andar sozinha.

Como já foi dito, Athena não é um mecanismo de segurança individual em si mas, funciona muito bem como comunicador avisando a seus amigos quando você está se sentindo insegura ou em apuros.

Com a ajuda de um chip do Bluetooth, um alarme soa ou envia silenciosamente a localização da pessoa que o estiver usando, aos seus contatos de emergência.

O vídeo abaixo explica como funciona este dispositivo que está em campanha de crowdfunding no site do Indiegogo.

Fonte fotos: indiegogo




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...