Livro grátis fala sobre os povos tradicionais e seus conflitos socioambientais


Direitos Territoriais de Povos e Comunidades Tradicionais em Situação de Conflitos Socioambientais é um livro de acesso livre, um e-book, que foi lançado agora pelo grupo temático “Povos e Comunidades Tradicionais, Questão Agrária e Conflitos Socioambientais” do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS).

Vale a pena conferir, baixando grátis aqui o livro em questão, que foi composto a partir de 36 artigos selecionados em chamada pública e abrange uma variedade de assuntos de interesse para os que desejam conhecer a realidade dos povos tradicionais.

Povos tradicionais são os povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de terreiro, ribeirinhos, caiçaras, caboclos, que têm características filosóficas, culturais e econômicas próprias e bem definidas e, por serem minorias em situação de fragilidade dentro do sistema capitalista, são objetos de proteção específica observada por lei a partir da Constituição Federal.

Neste livro são discutidos vários dos conflitos que têm os povos tradicionais e os sofrimentos deles oriundos, no referente à questão agrária, ao sistema de justiça, aos conflitos socioambientais assim como a sua inserção na agroecologia e sua contribuição à agricultura familiar, principal provedor de alimentos de qualidade em solo brasileiro.

Leia também:

AS LUTAS INDÍGENAS DE CADA DIA

QUILOMBO BOA ESPERANÇA RECEBE CERTIFICAÇÃO DO ESTADO

GREENPEACE DENUNCIA A DESTRUIÇÃO QUE HIDRELÉTRICAS CAUSARÃO NO RIO TAPAJÓS

Fonte foto: ipdms




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...