7 de setembro também é dia de manifestação


Hoje é feriado dia de encontrar os amigos para beber uma cerveja, levar os filhos para um passeio, arrumar a casa, colocar coisas em ordem, etc etc?! Sim, mas também é dia de se manifestar!

Pois é, neste 7 de setembro a manifestaçãoGrito dos Excluídos” completa 20 anos e irá às ruas em várias cidades com o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.

O Dia da Independência é o dia de reunir os temas discutidos durante o ano para culminarem em um grito, justamente nesta data tão representativa da luta brasileira por melhores condições de seu povo.

Entre os temas, como se verifica do próprio lema está a violência do Estado empregada contra os cidadãos que se manifestam, oprimindo e marginalizando as pessoas comuns.

foto

Manifestação no Rio de Janeiro em 2013

Também se fala sobre o papel da mídia que deve informar e não manipular, maquiar e se fazer de instrumento de propaganda do governo.

A manifestação em São Paulo começará as 8:00 com uma missa na Praça da Sé e passeata que começará as 9:00 na Praca Osvaldo Cruz na Av. Paulista.

Em Brasília as 8:00 um ato partirá da sua Catedral e sairá em marcha por toda a Esplanada dos Ministérios. No Rio de Janeiro, às 9:00 haverá uma passeata que sairá da da Avenida Getúlio Vargas esquina com a Uruguaiana. Em Salvador, o ato ocorre no Campo Grande a partir das 10:00.

Outras capitais como Curitiba e Fortaleza também participarão. O Grito dos Excluídos começou em 1995 sendo uma iniciativa Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de movimentos sociais.

Leia também: POVO GUARANI-KAIOWÁ ESTÁ SOFRENDO ATAQUES SISTEMÁTICOS POR PARTE DOS RURALISTAS

Fotos: fotospublicas.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...