Que dia é hoje? A gente só sabe quando é segunda ou sexta!

  • atualizado: 

foto

De acordo com um novo estudo britânico, de fato, uma em cada três pessoas tende a não distinguir as terças das quartas e da quintas-feiras, enquanto as segundas e sextas-feiras têm um não sei quê de mais definíveis ou verdadeiras personalidades.

Psicólogos britânicos das universidades de York, Lincoln e Hertfordshire sustentam que segundas e sextas-feiras são protagonistas de representações mentais muito fortes, há uma espécie de manipulação psíquica do meio da semana.

O ESTUDO - Os pesquisadores pediram aos voluntários que participaram dos experimentos para associarem uma definição para cada dia da semana, e os resultados evidenciaram como as segundas e as sextas-feiras são os dias de "personalidades" mais fortes: o primeiro é retrabalhado mentalmente como "cansativo” e "chato", o segundo está associado à palavras de significado decididamente mais positivos, como "liberdade" e “sair”. Terças, quartas e quintas-feiras, no entanto, são mais sutis e, portanto, muitas vezes nos confundem.

Além disso, dizem os especialistas, é desde o nascimento que estamos acostumados com o ciclo semanal e, consequentemente, a dar à cada dia a sua importância. Para complicar as coisas também estão os feriados e a transição entre a semana de trabalho e o fim de semana. De acordo com o estudo, em uma semana que começa com feriado, o número de erros aumentava para mais da metade, com muitos entrevistados que se sentiam como se fosse um só dia atrás no ciclo dos sete.

E não só isso: os fatores culturais ajudam a explicar estes resultados. "Uma das razões pelas quais os dias do meio da semana evocam menos associações, pode estar relacionada à forma como raramente nos ocorre de falar deles - explica o co-autor Rob Jenkins - por exemplo, nós temos uma grande variedade de canções pop que fazem uso das segundas e das sextas-feiras, e raramente são utilizados nas músicas um dia do meio da semana.”

Então, que dia é mesmo hoje?

Leia também: BLUE MONDAY: HOJE SERIA O DIA MAIS TRISTE DO ANO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!