Mujica: o presidente pobre doou 550 mil dólares durante seu mandato


550 mil dólares é a enorme quantidade de dinheiro doado durante o período de 5 anos de mandato do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, conhecido em todo o mundo por sua generosidade e humildade.

O presidente mais pobre do mundo, que destinou cerca de 90% do seu salário para os pobres, deixará a presidência nas mãos do recém-eleito Tabaré Vázquez no próximo 1º de março. Do valor pago, conforme relatado pela Telesur, US$ 400.000 foi reservado para um programa social que ele criou em 2010 e que apoia as famílias vulneráveis da nação sul-americana, enquanto o restante, foi doado como contribuição para o partido do governo da Frente Ampla (FA).

Leia também: Até mais José Mujica: o presidente pobre conclui seu mandato depois de ter transformado o Uruguai

Segundo sua última declaração de renda, Mujica, juntamente com sua esposa, possuem um pequeno patrimônio de cerca de US$ 200.000, que consiste em sua casa (juntamente com sua fazenda), dois carros “Fusca” antigos e três tratores.

foto

Em uma entrevista à Telesur em outubro do ano passado, Mujica disse, sem meias palavras, que as pessoas “que amam muito o dinheiro deveriam ser expulsas da política.”

E o país parece ter acolhido suas palavras e seu estilo de vida. Em contraste com o resto do mundo, o governo anunciou um aumento do salário mínimo de 13,1% em janeiro em seu site oficial. O aumento este ano significa que os salários passarão de 8.960 pesos para 10.000 pesos. Em 2012, o salário mínimo era de apenas 7.200 pesos. É por isso que todo mundo quer um presidente assim.

Leia também: 10 motivos para amar o Uruguai, o seu presidente e querer morar lá




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...