Javier Bardem é o novo ativista ambiental do hall da fama: veja trailer do seu documentário


Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com a crise climática e os seus efeitos para a vida no planeta Terra.

Talvez quem viva nas grandes cidades não perceba claramente o que está acontecendo, mas basta ir a uma região com natureza para ver o desmatamento, a seca, o degelo, a erosão e tantos outras formas de manifestação das alterações a que estamos todos submetidos.

Várias pessoas famosas estão ajudando o planeta, como Jane Fonda e Leonardo DiCaprio por exemplo, que há anos vêm usando a sua popularidade para alertar o mundo sobre o aquecimento global. Mais uma se soma a esse engajamento: o ator Javier Bardem.

Bardem, que era apenas um doador regular do Greenpeace, teve sua percepção sobre o clima alterada quando foi convidado por um irmão a fazer uma viagem à Antártida no navio da organização não-governamental, para contribuir para a conscientização e a pressão pela criação de um santuário oceânico na região, como informou o site Terra.

Dessa experiência, o ator espanhol decidiu rodar o documentário Sanctuary (santuário, na tradução), que estreou no último Festival de Toronto. A motivação para o filme nasceu da estupefação do ator sobre o aumento da mudança climática e como ela está afetando os oceanos. O documentário foi apresentado no Festival de Zurique (Suíça), quando o Estadão teve a oportunidade de entrevistar o ator.

Ao jornal brasileiro, Bardem disse que sente na pele a mudança climática, já que em Madri, onde vive com a família, as estações do ano, como havia na sua infância, não existem mais. Por não entender o que está acontecendo, ele decidiu se juntar ao grupo do Greenpeace para pode ajudar a abrir os olhos e os ouvidos do público.

Durante a viagem, ele conta que ficou alarmado com o que viu e descobriu que a única coisa que ele, pessoalmente, pode fazer são filmes para contar o que a mudança climática está fazendo com o planeta. Seu desafio no documentário foi como mostrar isso para pessoas que se negam a ouvir e a ver o curso da morte, da extinção.

Bardem se diz pessimista com o futuro, pois só podemos diminuir a velocidade das mudanças, e não mais impedir os seus efeitos. Nas filmagens, ele conta que se ouvia perfeitamente o barulho de geleiras se desprendendo, o que provocou nele muito medo.

O ator alerta para que não caiamos na retórica simplista de que a culpa das mudanças climáticas é apenas do consumidor. Naturalmente, devemos mudar nossos hábitos de consumo, mas de fato são necessárias políticas globais.

O astro espanhol criticou líderes como Bolsonaro, Trump e Salvini, os quais ele considera criminosos e alerta, como diz o poeta, que eles passarão e nós, passarinho. Ou seja, nós e jovens como Greta Thunberg devemos seguir na luta climática para combater as ações daqueles.

Confira, a seguir, o trailer oficial de Sanctuary.

Talvez te interesse ler também:

O QUE LEONARDO DICAPRIO RESPONDEU A BOLSONARO SOBRE INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA?

A TERRA ESTÁ ATINGINDO O SEU LIMITE IRREVERSÍVEL: OS 9 EVENTOS QUE ESTÃO NOS LEVANDO AO COLAPSO

EUROPA É O PRIMEIRO CONTINENTE A DECLARAR ESTADO DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...