Atriz de 'Roma' indicada ao Oscar, é alvo de críticas e preconceito

  • atualizado: 
Yalitza Aparicio

O filme Roma tem dado o que falar. Também pudera! O filme do diretor mexicano Alfonso Cuarón rompeu uma série de paradigmas para espectadores e em premiações internacionais.

O drama se passa em Roma, bairro de classe média alta da Cidade do México, e, sinteticamente, trata das relações sociais entre patrões ricos – e brancos – e seus empregados – indígenas.

Cuarón conseguiu um grande feito com o seu filme: criou uma obra de crítica social bela sobre as suas reminiscências de infância em preto e branco, na qual as personagens falam espanhol e mixteco, língua de um dos povos nativos mexicanos.

Além disso, o diretor conseguiu que a Netflix produzisse um filme com todas essas qualidades consideradas nada atraentes pelas produtoras cinematográficas internacionais. Isso lhe propiciou ter seu filme divulgado nesse poderoso streaming, levando-o para a casa de milhões de pessoas em todo o mundo. Dificilmente o filme de Cuarón – em preto e branco e em espanhol e mixteco – conseguiria espaço nas salas de cinema que não fossem cult.

Mas a polêmica não termina aí. A atriz Yalitza Aparicio, indígena inexperiente em cinema, encantou os espectadores por sua atuação autêntica e sensível como a protagonista de Roma, o que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Parece que o sucesso e o reconhecimento advindos do seu trabalho não agradaram alguns de seus compatriotas, evidenciando que as questões sociais tratadas no filme - que se passa na década de 1970 - ainda são atuais na sociedade mexicana. Críticas como "Não é atriz", "não tem vocação nem futuro na área" e tem a "sorte das feias" partiram do ator Sergio Goyri em um vídeo no qual reclama terem "nomeado uma índia" ao Oscar – uma declaração clara de racismo.

Como resposta, Yalitza disse:

"Estou orgulhosa de ser uma indígena oaxaqueña e só lamento que haja pessoas que não sabem o significado correto das palavras", informa o G1.

Um grupo de atores tentou evitar que a Academia Mexicana de Artes e Ciências escolhesse Yalitza como melhor atriz no prêmio Ariel. A coordenadora do Festival Internacional de Cinema Morelia, Rossana Barro, disse em seu Twitter:

"Soube que há um grupo de atrizes mexicanas que está se organizado para pedir à academia de cinema que Yalitza Aparicio não seja considerada para a categoria de melhor atriz. É a coisa mais medíocre, patética e vil que já escutei. Não direi mais nada".

A dor de cotovelo desse grupo de atores é manifesta em frases como “ela não atuou” e "ela teve sorte". Antes de tornar-se famosa por sua atuação em Roma, Yalitza era professora de pré-escola em Tlaxiaco, na província de Oaxaca.

Além de comentários que desmerecem o trabalho de Yalitza, vários deles são racistas, pois ofendem a origem indígena da atriz.

A resposta de Yalitza Aparicio às críticas foi:

"Eu não conhecia muito sobre cinema. Eu me afastei totalmente do cinema porque considerava que não me pertencia, que era um mundo de sonhos a que eu não podia aspirar, porque nenhuma mulher que eu via nas telas se parecia comigo", afirmou em uma entrevista à imprensa.

Ou seja, a questão da representatividade é fundamental. Os povos indígenas no México passam pelos mesmos problemas que os daqui do Brasil e, também, no nosso país a população negra. Os exemplos bem-sucedidos nessas sociedades desiguais vêm sempre de pessoas brancas.

Yalitza acrescentou ainda que:

"Comentar sobre esses comentários é dar a eles maior importância. Respeito a opinião de cada um. Eu sempre me alegro com a vitória dos outros, não costumo criticar. Mas todas as opiniões são bem-vindas".

Roma concorre a dez categorias no Oscar 2019, além de ter ganhado o Leão de Ouro na categoria "melhor filme", no Festival de Cinema de Veneza, além de vários outros prêmios cinematográficos importantes.

Estamos torcendo por você, Yalitza!

Talvez te interesse ler também:

BJÖRK DIGITAL CHEGA AO BRASIL EM JUNHO: PROGRAME-SE!

BOHEMIAN RHAPSODY: A MÚSICA DO QUEEN É A MAIS OUVIDA DO SÉCULO XXI

FOTO DE INDÍGENA SOBRE O KUARUP VENCE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!