Antigo Manuscrito (de 1000 anos atrás) sobre ervas medicinais, está online


Durante o século XX, fomos dominados pela medicina alopata. A alopatia é, sem dúvida, a principal forma de medicalização usada pelos seres humanos hoje em dia, embora esteja sendo cada vez mais questionada.

A alopatia tem como princípio básico o uso de fármacos que produzem efeitos contrários aos sintomas que combate, sendo por isso conhecidos como “anti” qualquer coisa (anti-inflamatório, antibiótico, etc.).

Entretanto, a medicina ocidental usou por largo tempo outras formas de cura ancoradas em tratamentos naturais, compostos por ervas e alimentos. Todo esse conhecimento acaba de ser disponibilizado na internet: um guia antigo, de cerca de 1000 anos, que reúne vários ensinamentos sobre essa prática.

O manuscrito está sob a guarda da Biblioteca Britânica. Supõe-se que ele tenha sido escrito no século XI em um inglês antigo. O livro conta com ilustrações das substâncias que, segundo os autores, podiam resolver dezenas de problemas. Algumas das receitas são alcachofras cozidas em vinho para serem usadas para acabar com o mau odor corporal e raiz de alcaçuz para aliviar dores no peito.

Cada artigo traz uma ilustração, o nome da erva ou animal em diferentes línguas antigas, descrições dos problemas que cada substância poderia tratar e instruções para encontrá-los e prepará-los, informa a Revista Prosa e Verso.

A pesquisadora da Biblioteca Britânica responsável pelo projeto de digitalização do manuscrito, Alison Hudson, desconhece o autor do documento ou por quem ele era utilizado, mas historiadores desconfiam que os monastérios de Winchester e Canterbury estejam relacionados com a sua origem.

O guia online pode ser consultado AQUI gratuitamente. Mesmo em um inglês pouco compreensível, é interessante observar as incríveis ilustrações e como os antigos europeus procuravam resolver os males que lhes afligiam naquela época.

Talvez te interesse ler também:

TRATADO DAS PLANTAS MEDICINAIS: FAÇA GRÁTIS O DOWNLOAD DO LIVRO

MEDICINA TRADICIONAL YANOMAMI – MANUAL ON-LINE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...