De que cor são estes círculos? A ilusão de ótica que está confundindo a web


Olhe para esta imagem: você também vê círculos em tons de pastel? Seus olhos e sua mente estão enganando você: todos os círculos são da mesma cor, mas são percebidos pelo cérebro em quatro diferentes tonalidades.

É a ilusão de ótica do momento, criada por David Novick, professor de pedagogia da engenharia na Universidade do Texas em El Paso, que rapidamente se transformou em viral nas mídias sociais.

A imagem chama-se “Confetti” e, segundo o autor, funciona porque o nosso cérebro está programado para completar as cores nos espaços vazios, por isso, automaticamente, o espaço entre as faixas assumem uma parte da tonalidade das mesmas. Parece complicado mas o que acontece é o assim chamado efeito color completion.

Na prática, resumindo o enquadramento em primeiro plano colore os círculos em nossa mente. A enésima magia do nosso cérebro. A imagem começou no Reddit, mas em pouco tempo circulou pela web mundo afora.

De acordo com Michael Bach, um dos especialistas na área e professor da Universidade de Freiburg, na Alemanha, nossa percepção é influenciada pela cor próxima.

Mas tem um truque para fazer a ilusão de ótica desaparecer.

Tente olhar mais de perto, aproximando o nariz da tela.

ilusao de otica circulo

E aí, viu diferente?

“Como a ilusão de Munker depende do preenchimento da cor, o aumento da distância entre as listras faz a ilusão desaparecer e você verá os círculos da mesma cor”, disse Novick.

Gostou?

Veja também:

TEM UMA MENINA ENTRE AS CORUJAS! VOCÊ TEM 30 SEGUNDOS PARA ENCONTRÁ-LA!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...