Origem, simbologia e significado dos ovos de Páscoa


A Páscoa é uma das principais celebrações cristãs, pois comemora a ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia após sua crucificação. Uma curiosidade desse período é de onde vem o costume de presentear e comer ovos de Páscoa?

Vamos nos aprofundar nessa questão com este conteúdo. Acompanhe, para saber mais.

História e origem dos ovos comemorativos

Ao longo da história, o ovo sempre foi um dos mais tradicionais símbolos de fertilidade, do ciclo da existência e da renovação da vida. Com isso, os antepassados usavam, infelizmente, os ovos de galinha, ou outras aves para celebrar, decorar ou presentear em épocas festivas ou religiosas.

Veja alguns exemplos:

Pérsia

Na Pérsia, era comum que a mesa do jantar fosse decorada com ovos coloridos durante o Noruz, festival que celebrava a passagem de ano.

China Antiga

Na mitologia chinesa, a formação do Universo se deu por meio do nascimento de Pan Ku. Esse deus teria sido formado dentro de um ovo que, ao romper sua casca, formou-se o Universo.

Mitologia Eslava

Na Ucrânia, antes da chegada do cristianismo, os ovos eram considerados fonte de vida e vistos como símbolo do renascimento, tendo uma forte associação com Dazhboh, o deus do Sol.

Cultura Germânica

Na Mitologia Germânica, o ovo era associado ao deus Ostara, cultuado na chegada da Primavera, período de renascimento. Para celebrar essa fase, era feita uma brincadeira em que crianças procuravam ovos decorados em suas casas.

Gregos Ortodoxos

Os ortodoxos gregos têm uma lenda que conta que Maria Madalena teria ido à Roma contar ao imperador sobre a ressurreição de Cristo. Entretanto, ela teria sido zombada por ele, que falou que a ressurreição de Cristo era tão verdadeira quanto a cor vermelha dos ovos que ela segurava.

Imediatamente os ovos, que ela levava na cesta se tornaram vermelhos. Isso fez do ovo um importante símbolo do cristianismo ortodoxo. Com base nessa lenda, os gregos ortodoxos passaram a adotar o costume de tingir ovos de vermelho em alusão à esta lenda e ao sangue de Jesus.

Cristãos Católicos

Os cristãos católicos também adotaram o ovo como símbolo pascal, pelos seus simbolismos de antigas tradições, mas também em decorrência da tradição católica da Quaresma, na qual os ovos estão entre os alimentos impróprios para esse período que antecede a Páscoa, e que ficam liberados com a chegada da festividade.

Idade Média

A partir da Idade Média, a prática de decorar ovos foi se espalhando pela Europa e, felizmente, passou-se a usar ovos de porcelana pintados para decorar a celebração da Páscoa.

A origem dos ovos de chocolate

No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons.

Essa criação fez um tremendo sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa.

Com o passar do tempo, os ovos de chocolate foram se popularizando, não só como símbolo pascal, mas também como produto típico da Páscoa.

Páscoa sem crueldade animal

Para tornar essa Páscoa mais alinhada ao propósito de amor e compaixão que Jesus Cristo vivenciou, consuma ovos de chocolate que não envolva crueldade animal.

Uma Páscoa compassiva para todos!

Fontes:

Para uma Páscoa mais sustentável e consciente veja:

DIY Coelhinhos da Páscoa para decoração reutilizando materiais

Páscoa: Um tempo de descobrir a si mesmo

Ovos de Páscoa: 10 ideias para reciclar tudo

Uma mensagem para refletir nesta Páscoa




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...