Âncora: simbologia histórica e significados nos sonhos e nas tatuagens

  • atualizado: 
Âncora

A âncora tem vários significados e é um símbolo muito utilizado em tatuagens. Conheça as suas várias simbologias.

Os significados da âncora têm relação com sua utilidade e finalidade como instrumento em embarcações. A âncora é usada com o objetivo de manter a embarcação marítima (mar) ou fluvial (rio), parada e firme quando há necessidade para isso.

Este instrumento é uma peça de ferro fixada em uma corda ou corrente e serve para imobilizar um transporte ou objeto flutuante. A âncora, geralmente, é maciça, pesada e possui muita resistência. É constituída por uma argola e duas ou mais pontas.

A âncora é presa a um cabo e, para ancorar uma embarcação, ela é atirada ao fundo do mar ou rio com a finalidade de a manter firme e parada. Este instrumento de navegação é utilizado nas seguintes circunstâncias:

Durante a navegação em curso, quando ocorre a necessidade de parar, seja para dar uma pausa no trajeto ou manter estabilidade da embarcação, em momento de turbulência, então a âncora é lançada dentro d'água para mantê-la firme.

Outra situação em que se utiliza a âncora é ao aportar a embarcação em solo terrestre, então se fixa a âncora em um cais ou no solo aquático, próximo às margens terrestres, para os navegantes poderem desembarcar no destino de chegada.

1. A âncora e seus simbolismos

Fazendo uma analogia entre a finalidade da âncora com o seu simbolismo, os seus significados estão associados à segurança, estabilidade, proteção, força, equilíbrio, pausa, firmeza e tranquilidade.

Misticamente a âncora está relacionada com a Força Interna que nos dá sustentação e firmeza, diante das intempéries da Vida, nos mantendo firmes para passar por estes momentos.

Na visão espiritualista, a âncora é um símbolo que representa a ligação espiritual com a matéria, e isto está associado às suas duas partes:

 

  • um semicírculo (forma de asas) virado para cima, que representa o mundo espiritual;
  • uma cruz, que simboliza a experiência da Alma, neste mundo terrestre.

2. O significado da Âncora e seu uso em tatuagens

ancora tatuagens

A tatuagem da âncora é considerada uma das mais antigas e tradicionais por ser uma das primeiras imagens utilizadas na arte de tatuar.

Inicialmente a tatuagem da âncora era feita em marinheiros, oficiais da marinha ou fuzileiros navais. Na atualidade, qualquer pessoa pode usar esta tatuagem.

Algumas pessoas a usam como amuleto de força e proteção.

Os casais a utilizam como símbolo do companheirismo e fidelidade.

A simbologia da âncora como tatuagem está associada à finalidade deste instrumento.  Como já dito, anteriormente,a âncora representa firmeza para a embarcação, dessa forma, uma tatuagem com este símbolo significa segurança e força tanto no sentido físico como espiritual.

A âncora pode significar também proteção, apoio, estabilidade e confiança, principalmente diante de desafios e dificuldades.

Contudo, devemos deixar um alerta sobre as tatuagens e os seus riscos para a saúde pois, pesquisas científicas revelaram fortes evidências, de que tatuagens causam acúmulo de elementos tóxicos no sangue. Leia mais em: Tatuagem - estudo recente revela: tudo que tem na tinta, cai na corrente sanguínea.

3. A simbologia da âncora através da História

Ao longo da História, podemos encontrar a utilização da âncora, como simbologia, em diversas culturas, vejamos alguns casos:

Segundo a mística do Egito Antigo, a parte inferior da âncora é representação do feminino e o mastro ereto simboliza a virilidade masculina, fazendo alusão às forças da criação.

Nas Mitologias dos Povos Antigos, a âncora estava associada a representação de vários deuses, vejam alguns:

  • Grega: Poseidon (deus supremo do Mar).
  • Romana: Netuno (deus do Mar).
  • Escandinava: Há Rán (deusa governante do mar)
  • Hindu: Varena (a deusa do oceano)

* Na Maçonaria a âncora representa a conexão com a essência.
* No período do Renascimento Cultural se utilizava o símbolo da âncora com um golfinho, representando o equilíbrio entre a ação e o pensamento.
* Na visão do cristianismo primitivo, a âncora era utilizada com símbolo religioso, representando a Santíssima Trindade, segue a representação de cada parte da âncora:

  • O círculo no ápice da âncora representa o olho que tudo vê, o PAI;
  • a Cruz, o Filho (Cristo)
  • a base, que lembra uma asa, o Espírito Santo.

* Na Bíblia, no Antigo Testamento, tem uma passagem que faz alusão à este símbolo:

Hebreus 6:19: “Nós temos a esperança como uma âncora para a alma, firme e segura”.

4. Sonhar com âncora, o que quer dizer?

Para vivermos precisamos nos firmar em nossa âncora interna: nosso SER. A âncora em um sonho significa que podemos melhorar nossa vida diária, nos mantendo firmes em nosso propósito, estabelecendo harmonia nos relacionamentos.

O arquétipo da âncora, na linguagem do subconsciente, remete à necessidade de estabilidade e equilíbrio, se apoiar na força que existe em nós e nos dá sustentação.

Em momentos de muita correria e compromissos, sonhar com âncora pode estar chamando à atenção para a necessidade de parar e ir mais devagar.

Em uma situação que se esteja vivendo e sentindo insegurança, sonhar com âncora pode apontar para a necessidade de sair dessa situação e "aportar" em outros lugares.

Sonhar com uma uma âncora enferrujada pode representar dificuldades à vista, que o inconsciente já está captando.

Se o sonhador estiver em um barco ancorado e levantar a âncora para navegar pode significar uma situação nova pela frente.

Uma grande âncora, no sonho, representa novas oportunidades em breve.

Ter um sonho lançando âncora ao mar é símbolo de sucesso em várias áreas.

Quando, no sonho, a âncora está fincada em terra firme indica problemas de relacionamento ou limitações.

Observação: a análise mais precisa dos sonhos depende muito do perfil do sonhador.

Para melhor compreensão do sonho, há necessidade, por parte do sonhador, de autoconhecimento, análise e reflexão. Através desses aspectos, o sonhador poderá decifrar a relação dos arquétipos e seus significados, os associando as suas experiências, para maior entendimento dos sonhos.

5. Utilizações do símbolo da âncora

Vimos que a âncora tem profundos significados e que não param por aqui. O símbolo da âncora é empregado e utilizado em várias situações:

  • metáforas;
  • letras de músicas religiosas;
  • parábolas;
  • sermões religiosos;
  • pinturas;
  • pingentes;
  • publicidade;
  • amuletos;
  • estampas.

Estes são alguns exemplos, mas o mais importantes, é sabermos utilizar o significado positivo da âncora, sabendo quando é o momento de nos mantermos ancorados e quando já é hora de seguir adiante pela águas da existência.