Olho de Hórus, o olho que tudo vê! Descubra o Significado Aqui!

  • atualizado: 
Olho de Hórus

O Olho de Hórus é um antigo símbolo, cuja origem, é proveniente do Antigo Egito e datada, aproximadamente, de cinco mil anos. A representação deste símbolo é inspirada no falcão, pois é uma mistura do olho humano com o olho do animal. Segundo uma lenda egípcia, o deus Hórus, em uma luta com o deus Seth, ficou sem um de seus olhos.

Através de magia, Hórus conseguiu recuperar e ter, novamente, seu olho. Essa restauração da visão, em Hórus, remete ao símbolo, o significado de poder, proteção, regeneração e força.

No Egito antigo, a imagem era usada tanto por vivos quanto por mortos, pois é encontrada em antigos túmulos, tumbas, templos, palácios, pirâmides, entre outros.

Segundo as tradições místicas dos egípcios, os mortos precisavam de vigor, para reencarnar, e os vivos ter saúde, para viver e realizar, por isso utilizavam o amuleto do Olho de Hórus, nessas situações.

A História do Olho de Hórus

Na Mitologia Egípcia, Hórus era Filho dos deuses Osíris e Ísis. Hórus é representado com cabeça de falcão e considerado o protetor dos faraós e das famílias no Antigo Egito. O pai de Hórus foi morto em uma luta com Seth, deus do caos.

Em uma disputa com Seth, para reinar como deus do Egito, Hórus ficou sem seu olho esquerdo. Posteriormente, como dito, antes, o Olho de Hórus foi restaurado por Thot, através de magia.

Com o apoio de todos os deuses, Hórus, conseguiu sair vitorioso e se tornar deus do Egito e, também, deus dos céus. O deus Hórus foi ensinado por Toth, o deus da sabedoria, a ser um exímio guerreiro e governante divino. A tríade sagrada, no Antigo Egito, era formada por Osíris, Ísis e Hórus (Pai,Mãe e Filho).

Os significados do Olho de Hórus

O Simbolismo do Olho de Hórus mostra o “olho que tudo vê” e sua capacidade de enxergar, além das aparências, daí seu significado, místico e espiritual, de força, poder e proteção.

A representação do Olho de Hórus tem relação com a percepção da Vida com profundidade e a visão da verdade e está associada ao TERCEIRO OLHO (sentido da CLARIVIDÊNCIA).

Como amuleto, o Olho de Hórus é utilizado para atrair proteção, ampliação da visão interior, sabedoria e poder de decisão e compreensão.

O desenho do Olho de Hórus, aparece registrado em vários monumentos, esculturas, papiros e paredes dos templos do Antigo Egito.

Na atualidade costuma-se usar o símbolo do Olho de Hórus, como proteção da maldade, inveja e do mau-olhado, enfim ,de toda negatividade.

O Olho de Hórus é um símbolo, com vimos originário do Antigo Egito, mas, que, por seu significado estar associado à aspectos místicos e esotéricos, sua simbologia figura em várias ordens ocultistas, esotéricas e alquímicas, tais como:

  • da Rosa cruz
  • Cabalística
  • Wicca
  • Teosófica
  • Gnóstica
  • da Maçonaria
  • Iluminati, entre outras
 

Um dos símbolos da Ordem Iluminati

 A Ordem Secreta Illuminati utiliza a simbologia do "Olho que tudo vê". Para os Iluminatis esse símbolo é denominado "Olho da Providência". Uma das interpretações desse famoso símbolo significa a representação do Olho de Deus observando a humanidade.

O "Olho que Tudo Vê" costuma ser associado ao Olho de Hórus da Mitologia Egípcia. Em 1782, o Olho da Providência foi colocado no verso do Grande selo dos Estados Unidos da América.

É um simbolo satânico?

Algumas religiões fundamentalistas, segundo seus princípios, consideram o Olho de Hórus como símbolo do mal.

Os seguidores dessas religiões condenam o uso do Olho de Hórus, devido a sua origem pagã e, além disso, por ser utilizado como amuleto e sua representação estar associada às Sociedades Secretas como a Maçonaria, Iluminati e outras Ordens Ocultistas. 

A pirâmide

olho de hórus piramide

O "Olho que tudo vê" ou "Olho da Providência", dentro de um triângulo ou pirâmide é um símbolo utilizado pelas Ordens Iluminati e pela Maçonaria.

O Olho da Providência é a representação do OLHO do "Grande Arquiteto" da Criação.

Esse símbolo é ilustrado, através de um olho que irradia raios de luz, dentro ou em cima de um triângulo ou uma pirâmide.

O triângulo ou pirâmide tem relação com a Trindade Divina (Pai, Filho e Espírito Santo), reforçando o seu significado místico e espiritual, pois é símbolo do Poder Divino e da Criação.

Pingente ou tattoo?

Por ser considerado um símbolo de proteção e abertura da visão espiritual, as pessoas costumam fazer uso dele, como amuleto ou talismã, de diversas formas, algumas delas podem ser: 

  • Pingentes
  • Brincos
  • Pulseiras
  • Esculturas
  • Quadros
  • Pinturas em tecidos
  • Tatuagens, entre outros

É importante alertar que, ao nos tatuar, estamos expondo nosso corpo ao risco dos efeitos tóxicos da tinta utilizada para fazer a tatuagem.

A Scientific Reports publicou um estudo, coordenado por Ines Schreiver, que chegou à conclusão que as micropartículas das tintas utilizadas para fazer a tatuagem, têm efeito nocivo para os linfonodos do sangue, que são responsáveis pela proteção do nosso sistema imunológico.

Se queremos, realmente, nos proteger, é necessário cuidar da preservação da saúde de nosso corpo.

Como vimos existem várias outras formas de utilizar o Olho de Hórus.

Saiba mais sobre a toxidade das tintas usadas na tatuagem, neste conteúdo, aqui.

O Olho Grego

Olho Grego ou Olho Turco é um amuleto muito utilizado nos seguintes países: Turquia, Grécia, Armênia e Irã.

Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer conta, de rosário. A palavra Nazar, significa olhar, visão. 

O Olho Grego é usado com a finalidade de proteção do mal e da negatividade. Esse amuleto é representado por um olho de vidro azul.

Segundo tradições antigas, quando o Olho Grego quebra, a pessoa que faz uso dele foi livrada do mal que, recaiu sobre o amuleto, o estilhaçando.

O Olho de Hórus, embora, hoje em dia seja usado com a mesma finalidade que o Olho Grego (Proteção de negatividade, inveja e mau-olhado), em seu significado original e representação visual, distingue um pouco e podemos definir assim:

A representação do Olho de Hórus está associada ao olho do falcão, como dito antes. A simbologia do Olho de Hórus está associada ao "Olho que tudo vê e percebe" e tem relação com a Onisciência e Onipresença Divina, enfatizando, assim, o poder espiritual desse símbolo.

O olho que tudo vê!

Do "Olho que tudo vê", podemos extrair o seguinte significado e mensagem:

A importância de sentir a PRESENÇA DAQUELE QUE TUDO "VÊ" e "É" EM NÓS!

Tudo passa mas ELE PERMANECE e VÊ TUDO, ALÉM DA FORMA e DA MATÉRIA, por isso a importância de estarmos em CONEXÃO com ELE!