Libélula: Significado e Simbologia

  • atualizado: 
libélula

As libélulas são insetos muito especiais e elegantes, pertencentes à ordem Odonata, subordem Anisoptera, em torno dos quais gira uma lenda e muitos significados simbólicos.

O nome da libélula está ligado a algumas correntes de pensamento:

O nome seria derivado do termo latino “libra", que significa balança, isto porque enquanto voam, as libélulas parecem uma balança dado que se mantêm em perfeito equilíbrio.

Uma outra hipótese é a de que o nome tenha origem no termo latino 'libellum', diminutivo de liber, ou seja, livre. Mas este mesmo diminutivo estaria para "livro" porque suas asas em voo se parecem a um livro aberto

Desde sempre, a libélula é considerada um inseto mágico graças às suas asas que mudam de cor, a sua forma esbelta e a velocidade com que é capaz de voar e fugir de seus predadores.

Nasce de uma larva (ninfa) aquática (poças d’água, lagos temporários, zonas pantanosas, ribeiras ou riachos) e depois se transforma de maneira natural, assim como a lagarta se transforma em borboleta.

LIBÉLULA, A LENDA

Este inseto está frequentemente associado à transformação.

Diz a lenda que a libélula era um dragão muito sábio que, durante a noite, difundia a luz com sua própria respiração de fogo. Sua respiração teria criado a arte da magia e da ilusão. Um dia, no entanto, o dragão acabou sendo um prisioneiro de sua própria magia: para enganar um coiote se transformou em uma libélula, mas, ao fazê-lo, acabou ficando preso no novo corpo, perdendo todo o seu poder

 libélula lenda 2

LIBÉLULA, O SIMBOLISMO

De acordo com algumas tradições, a libélula é o símbolo da transformação e das mudanças diárias, mas também da introspecção que ensina a ir além das aparências para procurar sua identidade. Na cultura europeia, a libélula é vista como um símbolo da liberdade, da paz e da busca da verdade.

Dada a transformação da larva à libélula, o inseto também representa a transição da infância para a idade adulta e, portanto, em certo sentido, da superação das ilusões e da aquisição da consciência e do equilíbrio.

De acordo com os nativos americanos, a libélula era o símbolo de uma verdade oculta e o próprio inseto representava as almas dos mortos.

No Oriente, a libélula simboliza sorte, harmonia e prosperidade.

Os samurais tinham em seus capacetes a representação da libélula como esperança de vitória sobre o inimigo e como símbolo de força e coragem. E é esta a simbologia da libélula para os japoneses.

Vietnamitas associam o voo das libélulas à previsão de chuva.

libélula lenda 3

Mas este inseto teria também significados negativos.
 
Por exemplo, em contos suecos, o diabo pesava a alma das pessoas usando uma libélula.
 
Para os noruegueses a libélula “fura olhos” e para os holandeses a libélula “morde cavalo”. Na Europa a libélula muitas vezes é associada às bruxas enviadas por Satanás para criar confusão, e muitas vezes é chamada de "cortadoras de orelhas” ou “agulhas do diabo" por causa do seu corpo fino e longo.
 
Acredita-se que usar um pingente de libélula significa que está em curso uma mudança em sua vida ou que você está procurando seu próprio equilíbrio e controle mental.
 
Em resumo, o simbolismo da libélula varia entre significados positivos, como transformação, vitória, força, equilíbrio e criatividade, e negativos, como dúvidas, confusão e amizades ambíguas.
 
Então, cabe a você interpretar a chegada de uma libélula em sua vida.