Concurso busca jovens fotógrafos da natureza


Quem não se fascina por fotos de paisagens naturais, animais selvagens e lugares desconhecidos? A natureza é belíssima e, com toda a sua diversidade, a única forma de conhecermos mais sobre ela é pelas fotografias.

Há um concurso especial que busca jovens fotógrafos interessados em fotografar a natureza, conforme divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente. Em 2017, jovens brasileiros, com idade entre 15 e 25 anos, têm a oportunidade de participar do Concurso de Fotos para Juventude, promovido pela Convenção de Ramsar. Os temas deste ano são: Áreas Úmidas e Redução de Riscos de Desastres. O objetivo do concurso é mobilizar os jovens para que eles acreditem que podem contribuir para o meio ambiente.

Prêmio

O prêmio para o vencedor é ótimo: uma viagem para um sítio Ramsar de qualquer lugar do mundo. Eles estão espalhados por 169 países.

Prazo e como se inscrever

Os interessados podem fazer o seu registro usando câmeras de celular ou digital e enviar a sua imagem de 2 de fevereiro ao dia 2 de março para o site www.worldwetlandsday.org. O edital completo será divulgado em breve, nesse mesmo endereço. Mas você pode já pedir Informações para o email [email protected].

A razão do tema

Com os efeitos das mudanças climáticas, cada vez mais os longos períodos estiagem têm se tornado frequentes, o que afeta a produção alimentar.

A Convenção de Ramsar estabelece como zonas úmidas as áreas de pântano, charco, turfa ou água, natural ou artificial, permanente ou temporária, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marítima com menos de seis metros de profundidade na maré baixa.

O Comitê Nacional (CNZU) aprovou a seguinte definição para as zonas úmidas brasileiras: ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas.

O Brasil tem dois tipos de áreas úmidas: costeiras (compostas por manguezais, campos alagáveis, e praias) e interiores (veredas, várzeas amazônicas, igapós, campinarana e pantanal).

Há 13 sítios Ramsar nos quais elas podem ser encontradas e que, também, são a unidades de conservação. Confira:

Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA)

Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA)

Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA)

Parque Nacional do Araguaia – Ilha do Bananal (TO)

Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)

Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT)

Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT)

Reserva de desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM)

Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro (MS)

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA)

Parque Estadual do Rio Doce (MG)

Parque Nacional do Cabo Orange (AP)

Reserva Biológica Atol das Rocas (RN)

Boa sorte!

Está esperando o quê? Prepare a sua câmera e comece a registar a natureza. Vai que você ganha uma viagem incrível e ainda tem a oportunidade de mostrar o seu olhar sobre a natureza e contribuir para discussão das mudanças climáticas?

Especialmente indicado para você:

DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS 2016

OS 15 LAGOS MAIS LINDOS DA EUROPA

VIK MUNIZ: A ARTE VOLTADA À SUSTENTABILIDADE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...