250 anos de Beethoven. Vamos comemorar com as apresentações gratuitas da Osesp


Em 2020, o compositor de música clássica Beethoven completaria 250 anos se estivesse vivo, mas para homenageá-lo, diversas atrações foram programadas em várias regiões do mundo, principalmente na Alemanha e até aqui no Brasil.

Em São Paulo, por exemplo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) irá homenagear o compositor com várias séries de sinfonias e sonatas de piano, violoncelo, corais e um concerto tríplice.

De acordo com o site Diário da Região, quem irá comandar as apresentações é o novo diretor e regente Thierry Fischer, que irá reger da 1ª à 8ª sinfonia de Beethoven. A 9ª será regida por Marin Alsop em sua despedida, em Dezembro.

No Brasil, amantes da música clássica poderão se deliciar com apresentações a preços mais baixos, cerca de 17% menos, sendo alguns eventos gratuitos, inclusive.

Programação

Veja a programação diretamente aqui, no site da Osesp, onde poderá encontrar não só as apresentações gratuitas, mas também as datas e horários de cada uma delas.

As apresentações tiveram início agora em janeiro, mas ocorrerão durante o ano todo, com término previsto para 17 de dezembro de 2020, dia em que se comemora o batizado de Beethoven.

Quem é Beethoven

Ludwig van Beethoven foi um compositor alemão batizado em 17 de dezembro de 1770 e é considerado um dos pilares da música clássica. Não se sabe ao certo a data de seu nascimento.

Por ironia do destino, Beethoven foi perdendo a audição aos 26 anos de idade, quando vivia em Viena. Diante disso, tentou diversos tratamentos, chegou a ficar depressivo e acabou ficando surdo por completo aos 46. A suspeita é a de que a surdez tenha sido causada por contaminação pelo chumbo.

Apesar disso, Beethoven continuou escrevendo suas sinfonias, as quais ficaram conhecidas mundialmente e são lembradas até hoje. A surdez de Beethoven e o fato de ele continuar compondo suas sinfonias, são um verdadeiro mistério e fizeram dele um grande gênio da música clássica! Uma das mais conhecidas é a 5ª Sinfonia…

Viva Beethoven!

O ano de 2020 será repleto de apresentações que poderão ser apreciadas não só pelos amantes da música clássica, mas também por quem deseja mergulhar no mundo da cultura musical. Não perca as oportunidades de apreciar os eventos gratuitos que acontecerão em comemoração aos 250 anos de Beethoven!

https://www.facebook.com/royaloperahouse/videos/10157981695397579/

Talvez te interesse ler também:

A música clássica é um remédio para o coração

Hip Hop Therapy: como a música rap pode ajudar a saúde do cérebro

Qual é a música mais alegre de todos os tempos? A ciência revela!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...