Bioartista cria obras de arte com resíduos plásticos


É possível encontrar alguma beleza no lixo? É possível criar algo belo, por exemplo, com resíduos plásticos, um dos maiores responsáveis por poluir o planeta com toneladas de embalagens?

Aparentemente, é difícil imaginar como pode haver algo belo nos resíduos plásticos, mas há pessoas que conseguem ver neles alguma beleza. Uma delas é a artista Jane Perkins, que criou obras de arte com itens descartados que ela mesma recolheu por anos. Essa bioartista explica que ela é uma remaker , isto é, a sua inspiração vem de objetos encontrados no lixo e trabalhados em algo novo.

Coletando itens em lojas de caridade e em centros de reciclagem, Perkins transformou restos de resíduos plásticos em obras de arte. A bioartista diz que está chocada com a disponibilidade de montanhas de brinquedos indesejados e outros bens em nossa sociedade ocidental que são jogados fora.

Infelizmente, a maioria dos resíduos de plástico acaba nos oceanos, causando estragos nos ecossistemas marinhos e pondo em risco cerca de 700 espécies, devido à ameaça que o plástico representa para os animais, que podem ingeri-lo ou ficarem emaranhados na grande quantidade encontrada desse material nos oceanos.

Além de ter uma mensagem ecoamigável, Perkins diz que seu trabalho é principalmente focado em fazer as pessoas se alegrarem. Temos de admitir que o benefício adicional da reutilização de materiais descartados nos faz sorrir ainda mais!

Certamente, os donos dos rostos famosos recriados por Perkins ficariam orgulhosos do trabalho incrível que ela está fazendo para o mundo! Confira abaixo as obras de arte.

arte de plástico 1

arte de plástico 2

arte de plástico 3

arte de plástico 4

arte de plástico 5

arte de plástico 6

Conheça mais desse trabalho no site da artista.

Talvez te interesse ler também:

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...