3 filmes (curtas) sobre meio ambiente para as crianças


O Circuito Tela Verde, ou simplesmente, CTV, é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental, DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv do Ministério da Cultura, com o propósito de reunir vídeos realizados por instituições e pessoas interessadas nos temas meio ambiente e sociedade, com o intuito de promover reflexões a favor da construção de um país sustentável.

Os vídeos podem ser observados no canal do Circuito Tela Verde no Youtube e são vários visto que neste ano de 2015, o Circuito Tela Verde chega a sua sétima Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente.

Os vídeos possuem conteúdo interativo e leve, sendo que muitos deles são extremamente apropriados para crianças também, sem deixar de lado a importante mensagem sobre o meio ambiente que deve ser passada todos.

Confira a descrição de alguns vídeos:

Cineclube de Recantos das Emas

Um exemplo perfeito de vídeo feito para crianças. Começa com desenhos feitos por elas com carros e muita sujeira espalhada pelas ruas para falar sobre poluição.

Em seguida há uma alusão futurista sobre as consequências da poluição, que forçaram o homem a abandonar o planeta Terra e a ir morar, e poluir, outros planetas pelo espaço sideral. O restante do vídeo fala sobre o que é e o que faz o Recanto da Emas, instituição com o objetivo de atender ao programa de assentamento do governo do Distrito Federal.

Os Sustentáveis

“Os Sustentáveis” é uma linda história em animação mostrando os inimigos implacáveis dos ecossistemas, nós!

Para ilustrar melhor a situação, vilões foram criados. São eles o “Lixeiro Louco”, os cataclísmicos gêmeos, “El Niño” e “La Niña” e o terrível “Cocozilla”.

Claro que toda boa história com vilões também possui seus heróis, que não protegem “apenas” o meio ambiente, mas também a humanidade ao salvar o planeta.

São eles: “Recíclope” um herói com uma visão de raio reciclador, “Eólica”, dotada de poder sobre as energias renováveis, e o alienígena “Vegano”, que cresce e ganha superforça ao comer alimentos de orgânicos. Juntos eles formam a ONG de super-heróis conhecida como “Os Sustentáveis”!

Entretanto, mesmo eles não são páreos para o maior de todos os inimigos, o cidadão sem noção. Eles fazem o que podem ficando de olho em quem abusa de embalagens plásticas, sobre pessoas que não economizam energia, e os sem noção que desperdiçam água.

O Rei Gastão

Trata-se de uma animação musical sobre um rei de um reinado distante que resolveu construir seu castelo gastando todos os recursos naturais da região.

Devastando florestas, desviando o curso de rios para criar um chafariz, matando todos os peixes que ali moravam. Construiu seu castelo com tijolos feitos dos recursos naturais e acabou com a moradia de animais e plantas.

Quando terminou o castelo, não havia mais nada ao seu redor. A degradação era total e o rei, percebendo o que fez, sentiu-se envergonhado com suas ações. Arrependido, corrigiu seus erros e recuperou a floresta local.

Um belo exemplo que deveria ser seguido por todos nós.

No canal do Circuito Tela Verde, você encontrará outros vídeos. Entre eles: A Escalada, Desabrigados, Bio Consume, Antes que seja tarde e muitos outros.

Assista e compartilhe estes vídeos com suas mensagens educacionais para os adultos e para as crianças.

Talvez te interesse ler também:

A HISTÓRIA DE UM URSO: O CURTA-METRAGEM QUE ESTÁ EMOCIONANDO O MUNDO

OS EFEITOS DA POLUIÇÃO EM FAMÍLIAS CHINESAS, CONTADOS EM UM CURTA

Fonte foto: youtube.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...