Concurso de Literatura Indígena: divulguem


O Prêmio de Literaturas Indígenas das Américas – PLIA 2015 fará parte do XII Encontro Internacional de Escritores de Línguas Indígenas, que acontecerá na Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL, México, entre 26 de novembro e 6 de dezembro. A convocatória para o PLIA 2015 é de responsabilidade de instituições universitárias e culturais indígenas de Guadalajara, das Secretarias de Educação e de Cultura do estado de Jalisco e do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA).

O objetivo deste concurso é reconhecer os escritores de línguas indígenas americanos. De norte a sul do continente americano existem escritores indígenas, escrevendo em suas línguas nativas, contando suas lendas e mitos, ou fatos mais atuais, enfim, difundindo as culturas indígenas americanas.

No PLIA 2015 podem participar todos os que sejam escritores em sua língua nativa, reconhecidos pela sua contribuição à literatura indígena, com ampla e comprovada trajetória no gênero literário CONTO

A FIL Guadalajara acontece há 29 anos e é a mais importante reunião editorial íbero-americana, para além de ser um extraordinário festival cultural. É uma feira para profissionais do mundo editorial, porém aberta ao público, o que a distingue de outras semelhantes. São, anualmente, 9 dias de encontros, palestras, negócios nos quais participam autores  de todos os continentes e diferentes línguas, onde ocorrem discussões acadêmicas sobre temas da atualidade, as editoras decidem o que irão publicar no próximo ano.  São 9 dias muito interessantes para o mundo literário e artístico. 

O prêmio será outorgado com base nos seguintes critérios

·         produção literária original na língua indígena;

·         re-criação dos elementos estéticos próprios da cultura originária;

·         que a obra contribua para a promoção e divulgação literária da língua indígena.

Já estão abertas as inscrições, prepare seu material, veja as condições de concurso clicando aqui. Não perca tempo, as inscrições só vão até o 24 de julho de 2015.

O vencedor do PLIA 2015 receberá um prêmio em dinheiro de valor equivalente a 25 mil dólares norte-americanos, em moeda mexicana, ao câmbio do dia da data final da convocação, para além de receber uma estatueta comemorativa.

Os resultados deste concurso e seu ganhador serão conhecidos em conferência de imprensa a ocorrer no mês de setembro. Todos os gastos de viagem do ganhador do PLIA 2015 serão pagos pelos organizadores do PLIA 2015.

A cerimônia de entrega do PLIA 2015 será um dos eventos da FIL 2015, no XII Encontro Internacional de Escritores de Línguas Indígenas, no dia 3 de dezembro de 2015, em Guadalajara, Jalisco, México.

Para maiores detalhes, busque aqui.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...