Brasil é considerado o segundo país mais perigoso para mulheres que viajam sozinhas

  • atualizado: 
viajar sozinha

As mulheres vêm conquistando espaço e independência em vários cantos do planeta. Muitas decidem usufruir da liberdade embarcando em aventuras solo pelo mundo, mas esses espíritos livres ainda encontram diversos obstáculos e perigos.

Pensando na segurança delas, recentemente foi produzido um ranking dos países mais hostis para as viajantes solitárias – e nele o Brasil ocupa o segundo lugar geral, perdendo apenas para a África do Sul.

 

Divulgado pela Forbes este ano, a lista se baseou em dados sobre violência contra mulher, compilados por diversas instituições e organismos internacionais, nos 50 principais destinos turísticos do mundo, e levou em consideração oito aspectos:

  1. Segurança para andar só à noite;
  2. Número de homicídios intencionais de mulheres;
  3. Violência sexual cometida por não-parceiros;
  4. Violência cometida por parceiros íntimos;
  5. Leis que discriminam mulheres;
  6. Diferenças globais de gênero;
  7. Índice de desigualdade salarial;
  8. Violência contra atitudes de mulheres.

Mulheres corajosas

O mundo está preparado para saudar essas mulheres corajosas e desbravadoras?

Em março deste ano, o New York Times publicou uma reportagem dedicada à questão sob o título “Adventurous. Alone. Attacked.” (‘Aventureiras. Sozinhas. Atacadas.’, em português), relatando diversos casos de assédio, estupro e mesmo assassinato de mulheres, que ganharam repercussão mundial.

Segundo a lista divulgada, o Brasil demonstra não acolher bem as mulheres. Nos oito pontos mencionados pelo relatório, aparece como o segundo pior destino no quesito segurança das ruas à noite, ocupa o terceiro lugar em homicídios intencionais, é o sexto país com o maior número de casos de violência cometida por parceiros íntimos e o nono do ranking quando o assunto é desigualdade de gênero.

Nesse cenário desolador, pelo menos o Brasil não aparece entre os 10 primeiros quando se leva em consideração a violência sexual cometida por não-parceiros, a discriminação legal, diferenças globais de gênero e a violência contra as atitudes das mulheres.

Talvez te interesse ler também:

OS MELHORES DESTINOS PARA UMA MULHER VIAJAR SOZINHA

BRASIL: O SEGUNDO PAÍS MAIS IGNORANTE DO MUNDO, DIZ PESQUISA

PORTUGAL É O PRIMEIRO PAÍS DA EUROPA A RECEBER O TÍTULO DE 'DESTINO TURÍSTICO ACESSÍVEL'

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!