Ecoturismo na Suécia: como priorizar a sustentabilidade


Cada vez mais brasileiros estão optando por praticar ecoturismo pelo mundo, uma modalidade que cresceu, consideravelmente, no ano passado. As preferências são por lugares que priorizam a sustentabilidade e que seja rodeado por uma natureza exuberante.

Por aqui temos muitos destinos que agradam, com paisagens quase intocadas e muitos atrativos. Além dos destinos nacionais, outros lugares caíram no gosto dos brasileiros, entre eles está a Suécia com todas as suas paisagens paradisíacas.

Veja aqui como praticar o ecoturismo pela Suécia, priorizando a sustentabilidade.

Dicas para praticar ecoturismo na Suécia

O Brasil oferece destinos incríveis para praticar ecoturismo, porém, quem já conhece e visitou algumas vezes, busca novas terras. A Suécia é um dos destinos que vale muito a pena conhecer para praticar esse tipo de turismo.

Para muitos suecos, passar um tempo em sua cabana de verão e poder contemplar a paisagem natural, mergulhando no mar ou em um lago, é um prazer do qual eles não abrem mão.

Além de suas cabanas, outra opção é se aventurar pela floresta, desfrutando de diferentes atividades pelo campo. Isso tem atraído cada vez mais os brasileiros a praticarem o ecoturismo por lá.

Veja aqui como andar tranquilamente pelo interior da Suécia, deixando tudo como você encontrou.

1. Atente-se ao hotel

Antes de reservar o seu hotel, fique atento se ele possui o rótulo de ecoturismo nórdico e contribua com o meio ambiente e a si mesmo. Em Estocolmo você encontrará mais de 250 hotéis que estão dentro dos requisitos desse rótulo, com um cisne desenhado.

2. Água

Tente não comprar água, pois na Suécia, você poderá pegar água direto da torneira, já que ela é limpa e potável, ou seja, pronta para o consumo. Considere encher a sua garrafa de água em qualquer lugar.

3. Alimentação

Se você vai fazer compras na Suécia, fique atento por comprar alimentos orgânicos. Estes estão identificados com o rótulo KRAV e são bastante populares por lá, representando terem sido produzidos de forma ecológica e ética.

4. Vá de excursão

Essa é uma forma perfeita para você desfrutar diferentes lugares da Suécia e curtir o ambiente, com responsabilidade. Além disso, você não precisa se preocupar muito com o idioma local, embora se você considerar fazer algumas aulas de sueco vai te ajudar bastante durante a sua visita ao destino. A Babbel, por exemplo, possui um app para você que busca o aprendizado de uma língua estrangeira.

Entre as atividades disponíveis, você pode fazer: exploração de jangadas em Värmland, ser puxado com trenó por cães no Circulo Polar Ártico, andar de caiaque marinho, entre outros.

5. Escolha as melhores cidades

Para aproveitar mais a sua visita à Suécia, desfrute das principais cidades com ecoturismo. Elas são: Gotemburgo, Estocolmo e Malmo. Confira:

  • Gotemburgo: oferece opções de compras sustentáveis, guias para a prática de ecoturismo e muitas experiências ecológicas.
  • Estocolmo: conhecida como capital ecológica da Europa, a cidade é um destino perfeito para praticar ecoturismo.
  • Malmo: reconhecido como líder mundial no quesito desenvolvimento sustentável.

O que fazer em Estocolmo

A capital da Suécia é um destino incrível e perfeito para a prática de ecoturismo. Ao visitá-la, você pode conhecer:

PARQUES

ecoturismo suecia 2

Estocolmo é uma cidade cheia de parques, entre eles está o Djurgården, Moteliusvägen, Haga Park e o Tantolunden. O Haga Park oferece jardins, florestas, lagos, castelo em ruínas e um pavilhão em que um antigo rei realizava seus bailes.

SAFÁRIS

ecoturismo suecia 3

Você pode pegar um ônibus, muito confortável por lá, e realizar safáris nas regiões circunvizinhas. Conheça a fauna e a natureza sueca.

MUSEU AO AR LIVRE

ecoturismo suecia 4

O Skansen é um museu ao ar livre e uma das principais atrações da cidade. Ao visitá-lo você vai conhecer, profundamente, a cultura nórdica. Ele possui 300 mil m² e mostra o modo de vida antes da era industrial em suas diferentes partes. Dentro ele tem uma perfeita réplica de uma cidade do século XIX, com direito a atores que demonstram habilidades daquela época.

Essas são algumas opções de passeios pela capital. Não se esqueça das nossas dicas acima e curta a Suécia de maneira responsável!

Fontes: SkansenMuseum, Parques em Estocolmo




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...